
Na ultima sexta-feira, 20 de março, Luiz Henrique Mandetta confirmou que a curva de transmissão do novo coronavírus no país só terá queda no segundo semestre de 2020. O ministro da saúde afirmou que a melhora vai acontecer em setembro, durante reunião ao vivo feita pelo presidente Jair Bolsonaro.
“A gente deve entrar em abril e iniciar a subida rápida, isso vai durar os meses de abril, maio, junho, quando ela vai começar a ter uma tendencia de desaceleração. O mês de julho deve começar o plato. Em agosto o plato vai começar a mostrar tendencia de queda e ai a queda em setembro é profunda, tal qual a de março na China. ” explicou Mandetta. Ele ainda afirmou que de acordo com as situações atuais do sistema brasileiro de saúde, os postos e hospitais públicos podem desmoronar diante da grande demanda de pacientes.
O governo diz que vai tentar segurar o movimento de pessoas o máximo possível, e que as recomendações de isolamento principalmente nos lugares de transmissão comunitária, será necessário