Um avião modelo ATR 72-600 da Voepass, transportando 38 passageiros, realizou um pouso de emergência em Uberlândia, Minas Gerais, nesta quinta-feira, 15 de agosto, devido a problemas técnicos. A aeronave havia partido de Rio Verde, em Goiás, com destino a Guarulhos, São Paulo.
De acordo com informações fornecidas pela Voepass, a razão para o desvio da rota foi descrita como um “problema técnico”. Apurações feitas pela CNN indicam que o problema foi um transiente (variação elétrica que logo volta ao normal), uma variação elétrica temporária que retornou rapidamente ao normal. Por precaução, o piloto optou por realizar a parada.

A Voepass informou que todos os 38 passageiros foram reacomodados para continuar a viagem até o destino final. O Aeroporto de Uberlândia ativou seu Plano de Emergência às 19h14 para lidar com a situação.
Imagens capturadas pelo Flightradar24 mostram que a aeronave fez várias voltas próximas a Campina Verde, Minas Gerais, antes de desviar sua rota para Uberlândia.
Comunicado oficial da Voepass
Em comunicado oficial, a Voepass Linhas Aéreas declarou que o voo PTB 2211, prefixo PS-VPA, que partiu de Rio Verde (GO) com destino a Guarulhos (SP), realizou um pouso técnico às 19h15 em Uberlândia (MG) após detectar uma questão técnica. A empresa ressaltou que todos os sistemas operacionais da aeronave estavam funcionando corretamente e reafirmou que os passageiros seriam reacomodados para seguir viagem.
Nota do Aeroporto de Uberlândia
O voo PTB-2211 da VoePass declarou emergência às 18h54 e pousou no Aeroporto de Uberlândia às 19h14. O aeroporto mobilizou todos os recursos do Plano de Emergência para atender à operação. Todos os passageiros desembarcaram em segurança e não houve necessidade de atendimento médico. O incidente não impactou as operações do aeródromo.
Queda de avião da Voepass deixou 62 vítimas
Na última sexta-feira, uma aeronave da Voepass caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, resultando na morte de 62 pessoas. O voo havia partido de Cascavel, Paraná, com destino a Guarulhos.
Segundo o Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, Claudinei Salomão, as posições dos corpos indicam que os passageiros foram alertados sobre a queda iminente pela cabine de comando. Grande parte dos corpos foi encontrada na posição “brace”, com a cabeça entre os joelhos e abraçando as pernas.

Salomão destacou que essa posição facilitou o trabalho pericial e a identificação papiloscópica das vítimas. A identificação dos passageiros e tripulantes foi concluída nesta quarta-feira (14).
A polícia científica também assegurou que é improvável que as vítimas tenham sofrido durante o acidente. Devido à rápida descida da aeronave, é provável que todos tenham desmaiado antes do impacto fatal.







