Apesar de ter origem na Itália, o macarrão já faz parte da culinária das famílias brasileiras. Você com certeza reconhece alguns famosos tipos deste alimento como espaguete, penne, talharim, fusilli, raviolli, mas você sabia que existem mais de 60 variedades, que incluem diferentes formatos e até propostas de cardápio, se adequando a diferentes gostos.

O macarrão tradicional que conhecemos é produzido basicamente de dois ingredientes: farinha e água, porém, atualmente, há uma diversidade de macarrões no mercado, como grano duro e integral. Fonte de carboidrato e fibras, o consumo adequado de macarrão colabora com o bom funcionamento do metabolismo, assim como a digestão.
Este alimento, por ser rico em carboidrato, também melhora a performance do cérebro, células vermelhas (hemoglobinas) e sistema nervoso central. Não é uma coincidência que esta seja a massa mais popular do mundo, uma vez que é fácil de manusear e tem um armazenamento estável. O baixo teor de gordura e sódio ajudou na disseminação desta comida. Resumindo, trata-se de um alimento que não demanda altas tecnologias para produção e de rápido e fácil preparo. Um prato cheio!

Matéria-prima
- O macarrão integral oferece todos os benefícios do tradicional sendo mais nutritivo.
- O macarrão de massa artesanal costuma apresentar maior absorção de molho.
- Já o macarrão com massa vegetal, geralmente, é colorido e inclui beterraba, espinafre…