
Porto Nacional, uma cidade do Tocantins, Incluiu Libras (Língua Brasileira de Sinais) como matéria obrigatória na grade curricular das escola municipais.
A decisão ocorreu no ano de 2018, hoje a estimativa é que as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental possuem a disciplina, cerca de 2 mil estudantes.

“Desde o início do atual governo municipal, descobrimos uma grande comunidade de surdos em Porto Nacional. Para os surdos, o português é aquilo que eles podem ver, uma vez que não têm acesso às propriedades sonoras. Com a Libras, hoje temos um resultado positivo. Tudo melhorou, inclusive as relações comunicacionais”, explicou a diretora Gisele Cristine uma das responsáveis pela implementação da disciplina.
“A Secretaria Municipal da Educação incluiu a disciplina Libras nos 4º e 5º anos. Essa matéria é estudada por todos, com o objetivo de facilitar as comunicações interpessoais na sala de aula; com a família, em casa, e com a comunidade em geral”, concluiu sobre a importância do projeto.
Leia também:
Incrível! Casal de surdos tem parto de filho narrado por intérprete de Libras
Sobrinho estraga obra de 2500 libras e tia desabafa: “Quero que minha irmã devolva o dinheiro”