Quando estamos de férias, nem paramos para pensar em como aqueles sabonetes pequenos surgem todos os dias em nossos quartos de hotel. Menos ainda no que acontece com eles depois. O americano Shawn Shapler ficou intrigado com essa questão e foi atrás de respostas; qual não foi sua surpresa quando descobriu que cerca de 5 milhões de barrinhas de sabão são descartadas por dia nos Estados Unidos – chocante, não?
A partir daí, Shapler decidiu criar a Clean The World, uma organização sem fins lucrativos que coleta esses sabonetes antes da data de vencimento e encaminha para lugares onde há carência de saneamento básico. Também é possível reciclar os sabonetes velhos, derretendo-os para fazer novos. Os hoteis podem se cadastrar no site da ONG e programar a retirada dos seus sabonetes – é uma maneira muito fácil de ser sustentável e ainda ajudar comunidades no mundo todo.
O foco de ação da Clean The World são as crianças. De acordo com dados da UNICEF, aproximadamente 2,5 bilhões de crianças de 0 a 5 sofrem de diarreia ao longo de um ano; em países com deficiência de tratamento de água e esgoto, como os da África e no sul da Ásia, uma diarreia pode levar à morte. O simples ato de lavar as mãos pode proteger crianças e adultos dessa e de outras doenças – fique atento.
Leia também:
Mudança! Ministério da Saúde não recomenda polvos de crochê para prematuros
Estimule a criatividade do seu filho em 4 passos
Boa Notícia: cientistas criam útero artificial