• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias

A morte precoce da saúde

Por Redação Pais&Filhos
09/09/2015
Em Notícias

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Quando eu era criança adorava viajar de avião. Talvez um dos melhores momentos das férias fosse a emoção do aeroporto: despachar a bagagem, ver o avião chegando e embarcar na VASP, TRANSBRASIL ou VARIG. Saudades daquele tempo em que tio, tia, avó e primos iam se despedir ou te receber no aeroporto – realmente era um grande acontecimento. Entrar no avião era como entrar numa espaçonave. Aquele ambiente moderno, com poltronas espaçosas, refeições completas, serviço de primeira e o inesquecível cheiro de cigarro. Além do odor, havia um cinzeiro em cada braço da poltrona. O maior absurdo é que achavam que separar os passageiros entre área de fumantes ou não fumantes adiantava de algo.

Pois bem, quase 30 anos depois, o cigarro foi banido de espaços públicos. A publicidade acabou e as embalagens dão ao consumidor informações para que ele tenha conhecimento sobre a escolha que está fazendo. Isso sem contar o imposto elevado, que ajuda no financiamento de gastos com a saúde pública. Sou absolutamente a favor da liberdade de escolha do indivíduo. O mais importante é criar sistemas de informações e leis que auxiliem na redução do consumo ou que favoreçam a compreensão do indivíduo quanto à sua escolha pessoal. A lei seca, por exemplo, está mudando hábitos e já salvou milhares de vidas em todo o Brasil.

Como sociedade, reduzimos o consumo de cigarro e reduzimos os acidentes de trânsito, mas chegou a hora de uma nova fronteira. Precisamos desde já encarar a alimentação como o maior desafio de saúde pública que esse país já teve. Recentemente, o IBGE divulgou um relatório sobre os hábitos alimentares dos brasileiros. Seria muito preocupante o fato de 56% dos brasileiros estarem acima do peso. Mais ainda o fato de 20% serem considerados obesos. Mas o mais alarmante é a morte precoce da possibilidade de uma alimentação saudável para a maioria das crianças abaixo de dois anos. Nessa faixa etária, 32% já estão ingerindo bebidas como refrigerantes ou sucos carregados de açúcares e mais de 60% comem biscoitos, bolachas ou bolos. Estamos impondo aos nossos filhos hábitos que potencializam a chance de que eles se tornem adultos doentes com problemas de hipertensão, diabetes, colesterol elevado e até mesmo câncer.

O pior de tudo é que muitas vezes os pais não tem conhecimento acerca do tema. Diferente do que acontece hoje com o cigarro, o indivíduo ainda não tem a possibilidade de se submeter conscientemente a esses tipos de riscos advindos de uma má alimentação. Mais grave ainda é o fato de que uma criança de dois anos não tem capacidade para fazer suas escolhas – e está sendo forçada pelos próprios pais a talvez se transformar em um adulto doente. Alguns documentários, como  Muito Além do Peso, e ativistas como Jamie Oliver levantam essa bola há alguns anos. Mas chegou o momento de agirmos e traçarmos um plano agressivo de mudança, como, por exemplo, impedir a comunicação lúdica e colocar avisos do Ministério da Saúde nas embalagens de produtos alimentícios. Precisamos criar mecanismos para reduzir o número de adultos doentes. Em palestra no Festival de Cannes, o chef Jamie Oliver afirmou que mais pessoas morrem no mundo pela má alimentação do que por fome. Não podemos ver isso acontecer sem nos mobilizarmos como sociedade.

LeiaMais

O desenho foi colado ao contrário

Mãe confunde libélula com folha de maconha na garrafa escolar do filho; veja o vídeo

5 de maio de 2023
Sua filha precisa aprender a amar a si mesma

Dia Internacional da Menina: 8 dicas para criar sua filha com confiança e autoestima

11 de outubro de 2022
Conheça alguns testes de gravidez caseiros

Como fazer teste de gravidez caseiro (e rápido!)

23 de julho de 2021
João Augusto com a família

Família de Gugu se reúne para missa de 1 ano de morte do apresentador e presta homenagem

21 de novembro de 2020

Vivemos num país em que a saúde é pública, financiada pela receita de impostos que o governo cobra. Significa que, como sociedade, além de cuidarmos de doenças inerentes ao ser humano, assumimos a conta dos indivíduos que tem hábitos prejudiciais à saúde. Você, brasileiro que se alimenta bem, corre no parque e ensina seus filhos a comer legumes e verdura, paga a conta de quem se alimenta mal. O tamanho dos gastos mundiais com relação à obesidade já se equiparou ao cigarro. Mais do que construirmos leitos em hospitais, precisamos trabalhar para reduzir o número de doentes. Isso só será possível mudando os hábitos da nossa população, começando pelas crianças.

Tags: Matérias
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO

Mãe desconfia de que seu bebê havia sido trocado na maternidade e exames provam que ela estava certa!

Floquinho e cebolinha, personagens da Turma da Mônica
Entretenimento

Conheça 5 cachorros que fazem parte da ‘Turma da Mônica’

Por Anna Araújo
27 de outubro de 2025
0

Criada por Mauricio de Sousa no fim dos anos 1950, a Turma da Mônica se transformou em uma das maiores...

Leia maisDetails
Personagens do filme A Noiva Cadáver

Dia das Bruxas: 10 filmes de Halloween para assistir com crianças

27 de outubro de 2025
Fatia de bolo de pão-de-ló.

Receita fácil e tradicional de bolo de pão-de-ló

27 de outubro de 2025
Relógio que remete um alarme em uma parede de fundo rosa

Entenda o que um sono inadequado pode causar na saúde do seu filho

27 de outubro de 2025
Personagens de Quarteto Fantástico em foto promocional.

‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ ganha data de estreia no streaming

27 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.