Mesmo antes de nascer, seu filho pode sentir estímulos como uma música, uma conversa, um carinho ou uma brincadeira! Um casal compartilhou um vídeo no YouTube para mostrar como a filha, ainda dentro da barriga, reagiu às brincadeiras feitas pelo pai.
Enquanto ele senta ao lado da mulher e faz barulhos engraçados, o bebê se mexe dentro da barriga da mãe e o casal cai na risada. A gente achou super fofo! E você? Já sentiu seu filho mexendo e respondendo aos seus estímulos e carinhos durante a gestação?

Com quantos meses o bebê mexe?
O bebê começa a mexer desde muito pequeno, mas para que a mãe de fato perceba isso pode levar algum tempo. “A mulher geralmente começa a sentir perto das 20 semanas de gestação”, comenta Igor Padovesi. “Tipicamente, não se sabe bem porquê, na segunda gestação a percepção dos movimentos acontece antes, normalmente perto das 16 ou 17 semanas”.
Como não existe uma regra, é normal que a mãe não tenha sentido o bebê mexer pela primeira vez. Justamente por ser uma sensação nova e diferente, pode ser confundida com cólicas ou gases. Geralmente, as mães de primeira viagem podem sentir o bebê chutar por volta do 5º mês de gravidez.
Aquela ansiedade para sentir o bebê mexer na barriga existe e a boa notícia é que existem algumas “técnicas” para conseguir prestar atenção aos movimentos. A primeira dica é deitar de barriga para cima, principalmente no período noturno, pois muitas mulheres falam sobre uma maior percepção de sentir os chutes neste momento.
Você pode tentar também colocar uma bola de pilates ou travesseiros para elevar as pernas, mantendo-as mais altas do que o quadril. Mas, o principal conselho é relaxar e não se cobrar! Cada gravidez tem o seu tempo e o fato do bebê não mexer muito não significa que algo está errado.