• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

12 mitos sobre a gravidez

Por Redação Pais&Filhos
30/03/2015
Em Gravidez

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Os hormônios que surgem durante a gravidez colaboram para a nossa cabeça ficar cheia de dúvidas e acreditando em tudo, ou quase tudo, que escutamos das avós, tias, amigas e conhecidas (e até desconhecidos às vezes). Pois é, mesmo que esteja na cara que é mito, a gente quer tanto saber se o bebê é menino ou menina, se é careca ou cabeludo, que qualquer teoria furada parece fazer sentido.

1. Grávida tem que comer por dois

LeiaMais

Criança participando de uma brincadeira.

6 tipos de brincadeira que ajudam no desenvolvimento do seu filho

5 de novembro de 2025
Crianças brincando com blocos coloridos

Psicólogos infantis revelam os principais sinais de um lar feliz e emocionalmente saudável

4 de novembro de 2025
Mulher grávida deitada com as mãos na barriga

Músicas para a hora do parto: pesquisa revela o que tem tocado na ‘playlist das gestantes’

4 de novembro de 2025
Balões de fala representando os maus comportamentos infantis.

Como impedir meu filho de imitar maus comportamentos?

2 de novembro de 2025

Se fizer isso, vai acabar engordando demais e isso pode gerar problemas como parto prematuro, dificuldade no trabalho de parto, diabetes, hipertensão e problemas na tireóide. A grávida deve manter uma dieta balanceada, comer de 6 a 7 vezes por dia, em porções menores (afinal seu estômago estará apertadinho e logo você fica saciada) e sem exageros.

2. Azia significa bebê cabeludo

Vamos com calma. O que define se seu filho vai nascer cheio de cabelo é a genética. A azia acontece porque o útero pressiona o estômago, o que causa o refluxo do ácido estomacal. Também acontece pelas taxas altas de progesterona. Então não importa o que sua vizinha ou sua avó digam, não ache que seu filho vai nascer cheio das madeixas só porque você está lutando com toda a queimação aí dentro.

3. Grávidas não podem fazer sexo
As gestantes podem, sim, fazer sexo, a única coisa que influencia isso é a sua vontade e disposição. A libido tende a aumentar durante a gestação, devido a grande quantidade de hormônios. Então se a mulher tiver desejo sexual, está tudo liberado. Além disso, o bebê não sente quando há relação sexual entre o casal. Em alguns casos, quando a mulher apresenta sangramento vaginal ou quando a placenta cobre o colo do útero, o sexo durante a gravidez é proibido, mas esses são casos específicos. Seu médico vai cuidar disso!

4. O formato da barriga indica o sexo
“Se a barriga for pontuda, é menina; arrendondada, é menino”. Esta é outra superstição que a grávida pode ouvir durante a gestação. O formato da barriga e o sexo do bebê não estão relacionados, a anatomia e genética da gestante é que vão influenciar na forma como o barrigão vai crescer.

5. Desejos não satisfeitos, bebê com marcas
Quem nunca ouviu que se os desejos alimentares da grávida não forem realizados, o bebê nasce com alguma marca ou até mesmo com a cara do alimento? Pois é, balela. As gestantes realmente tem desejos durante a gravidez e eles pode até mesmo ser reflexos das carências nutritivas do bebê. Se o desejo não for suprido, o bebê vai continuar do jeito que está, mas o questão é: quem nega o pedido de uma grávida? Impossível!

6. Grávidas não podem fazer depilação
As gestantes podem fazer depilação com cera ou com lâminas sem restrições, mas à laser não é recomendada, já que não existem estudos claros sobre a influência dos raios no bebê.

7. Grávidas não podem fazer as unhas
Os componentes da acetona e dos esmaltes – mesmo os convencionais – não representam riscos à grávida ou ao feto, portanto, cuidar das unhas está liberado.

8. Tomar cerveja preta melhora a produção de leite
Não, de forma alguma. O consumo de álcool durante a gestação não é recomendado e o sabor do leite pode até sofrer alteração de acordo com a alimentação da mãe. Existe a “Síndrome Alcoólica Fetal”, que justamente é a má-formação do feto causada pela ingestão de álcool durante a gestação.

9. Gestantes não devem praticar exercícios físicos
Pelo contrário. As gestantes devem continuar fazendo exercícios durante a gravidez, porque o sedentarismo nesse período pode causar riscos para o bebê e à mãe. No entanto, antes de sair fazendo exercícios indiscriminadamente, a grávida deve passar por uma avaliação médica, assim como ter acompanhamento profissional durante as atividades.

10. Grávidas não podem tomar sol
Ao contrário, elas precisam. A Vitamina D é absorvida pela pele quando em contato com os raios solares e é essencial para a saúde da mãe e do bebê. Mas não dá para exagerar. Durante a gravidez o risco de aparecerem manchas na pele é grande, portanto a dica é evitar o sol das 10h às 16h e usar muito protetor solar, com fator acima de 30.

11. Se a grávida cruzar as pernas, pode enforcar o bebê
Existe a superstição de que se a gestante cruzar as pernas o cordão umbilical pode enrolar no pescoço do bebê e enforcá-lo. Porém como já dissemos, é só uma superstição. Os movimentos da mãe não afetam o deslocamento do bebê e muito menos podem colocá-lo em risco.

12. Durante a gravidez o risco de cáries aumenta
É comprovado que durante a gestação há o aumento da formação de cáries, mas a culpa não é da gravidez em si. O que acontece é que a grávida costuma comer mais em horários fora das refeições habituais e, muitas vezes, esquece de escovar os dentes logo em seguida. Portanto, se houver cuidado com a escovação o risco de ter cáries é quase zero.


Tags: Comportamento
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Menina foge da própria sombra

Menina foge da própria sombra

Letras espalhadas representando os nomes brasileiros.
Bebês

Quais são os nomes e sobrenomes mais comuns do Brasil?

Por Laura Krell
5 de novembro de 2025
0

Parece que todo mundo no Brasil conhece uma Maria, um José ou alguém com o sobrenome Silva, não é? Saiba...

Leia maisDetails
Arvóre de natal com presentes embaixo, uma caixa vermelha e uma verde, na árvore há enfeites, como bolas e luzes

Natal: ideias de tradições natalinas de outros países para você começar com a sua família

5 de novembro de 2025
Nomes natalinos os mais populares para bebês que nascem perto do Natal.

Nomes natalinos: os mais populares para bebês que nascem perto do Natal

5 de novembro de 2025
Criança participando de uma brincadeira.

6 tipos de brincadeira que ajudam no desenvolvimento do seu filho

5 de novembro de 2025
Bebê que costuma espirrar bastante.

Entenda por que o seu recém-nascido pode espirrar tanto

5 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.