Você já parou para pensar no poder que uma boa massagem pode ter? E se eu te disser que, ao adicionar algumas massagens faciais à sua rotina de cuidados você pode conquistar uma pele mais firme, com menos inchaço e mais colágeno? Pois é, essas massagens não são apenas relaxantes, mas também ajudam a estimular a circulação sanguínea, além de melhorar a absorção dos produtos de cuidados da pele, como cremes e séruns.

Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos. Mas incluir massagens faciais simples pode ser uma maneira rápida e eficaz de transformar sua rotina de cuidados com a pele, além de ser um ótimo momento para relaxar. E o melhor: não precisa de horas, nem de equipamentos caros. Só você e suas mãos ou pequenos acessórios para aproveitar todos os benefícios.
Veja cinco massagens faciais que você pode incluir já na sua rotina de skincare.
1. Olhos: adeus inchaço e olheiras
A área dos olhos é uma das mais sensíveis e também uma das primeiras a mostrar sinais de cansaço. Mas, calma, a massagem nos olhos pode ser sua aliada. Ela ajuda a reduzir o inchaço e melhora a circulação, diminuindo as olheiras.
Comece posicionando o dedo anelar (que é o mais suave) no canto interno do olho, perto do canal lacrimal. Com movimentos circulares suaves, deslize o dedo ao redor dos olhos, contornando as pálpebras e a região abaixo dos olhos. Repita o movimento algumas vezes para aliviar qualquer inchaço e dar um toque de frescor à região.
2. Testa: relaxamento imediato
A testa tende a acumular tensão, principalmente se você passa o dia todo concentrado, trabalhando ou cuidando de outras tarefas. Para liberar essa tensão, nada melhor do que uma massagem suave, que também pode ajudar a suavizar as linhas de expressão com o tempo.
Forme um “gancho” com os dedos indicador e médio e coloque-os no centro da testa. Com a parte dobrada dos dedos voltada para baixo, deslize-os em direção às têmporas. O movimento deve ser suave e constante, “abrindo” o gancho ao longo do movimento. Isso vai ajudar a relaxar os músculos da testa e também melhorar a circulação sanguínea na área.
3. Boca: sinta o efeito lifting
Quer dar uma atenção especial à área da boca e reduzir aquela sensação de flacidez? Tente uma massagem simples que vai deixar essa região mais firme e relaxada.
Abra a boca no formato de “O” e use o dedo indicador para fazer movimentos circulares ao redor da boca. Comece no centro do lábio superior e deslize para o centro do lábio inferior, depois faça o movimento inverso. Repita de 15 a 20 vezes. Esse gesto não só ajuda a suavizar a pele ao redor da boca, mas também pode dar aquele efeito lifting que tanto amamos.
4. Têmporas: alívio para a tensão
A região das têmporas é outro local que acumulamos tesão. Se você sente que a dor de cabeça ou o estresse se instala por ali, vale a pena investir em uma massagem rápida.
Junte os dedos indicador e médio para formar um “V” e posicione-os no canto externo do olho. Deslize os dedos em direção às têmporas, abrindo o “V” ao longo do movimento. Esse movimento vai aliviar a tensão nas têmporas e ajudar a relaxar, além de melhorar a circulação sanguínea na região.
5. Bochechas: dê tchau à flacidez
As bochechas merecem uma massagem especial para ajudar a manter a pele firme e livre da flacidez. Para isso, é só usar suas mãos para realizar um movimento de deslizar de baixo para cima.
Com um braço por cima e outro por baixo da cabeça, posicione as mãos nas laterais do rosto, na altura das bochechas. Deslize as mãos de baixo para cima, em direção às têmporas. Repita esse movimento várias vezes e sinta como a região fica mais firme e relaxada. Essa massagem também ajuda a melhorar a circulação e dar aquele glow na pele.

Cuidados antes de começar a massagem
Antes de começar a massagear o rosto, lembre-se de limpar bem a pele para garantir que os produtos de skincare, como óleos ou hidratantes, penetrem melhor. Além disso, é importante usar um óleo ou creme hidratante para facilitar o deslizamento das mãos e evitar qualquer desconforto. E claro, não se esqueça de que a massagem deve ser feita de maneira suave e sem pressa. O segredo está na calma e na consistência.
Ao realizar as massagens, procure fazer entre 10 e 20 repetições de cada movimento. Isso vai garantir que você aproveite ao máximo os benefícios de cada técnica e ajude a relaxar os músculos do rosto.