O Dia dos Animais chegou e é a oportunidade perfeita para celebrar aqueles que fazem parte da nossa família de quatro patas, ou até de duas, né? Afinal, os animais de estimação são nossos melhores amigos, companheiros fiéis, e às vezes, até nossos pequenos terapeutas. Para comemorar a data, selecionamos 5 curiosidades superdivertidas sobre os pets que vão te surpreender!
Cachorros são nossos amigos há mais de 10 mil anos
Você sabia que os cachorros são considerados animais de estimação há mais de 10 mil anos? A história deles como nossos fiéis companheiros começa muito antes do que imaginamos. De acordo com a World Veterinary Association, em 2015 já existiam cerca de 525 milhões de cães no mundo. Estudos indicam que, desde a década de 1950, os cientistas descobriram que os cachorros são descendentes dos lobos e foram domesticados ao longo de milhares de anos. Ao lado da humanidade, os cães se transformaram em membros queridos da nossa família, sempre prontos para oferecer amor e proteção.
O olfato dos cães é extremamente apurado, permitindo que detectem odores em concentrações tão baixas quanto uma parte por trilhão. Essa habilidade faz com que sejam excelentes em missões de busca e salvamento e também na detecção de drogas. Além disso, os cães são comunicadores excepcionais, utilizando uma combinação de expressões faciais, linguagem corporal e vocalizações para interagir com seus donos e outros animais. Eles conseguem transmitir várias de emoções, como alegria, medo e ansiedade, através de sinais sutis.

Gatos podem ser destros ou canhotos também?
Você sabia que, assim como nós, os gatos também podem ser destros ou canhotos? Esse comportamento, que muitas vezes é associado a seres humanos, também aparece no reino felino. Os felinos podem mostrar uma preferência por uma das patas quando realizam atividades cotidianas, como descer escadas ou alcançar a comida. Estudos recentes indicam que, em média, os gatos machos tendem a ser mais “canhotos”, enquanto as gatinhas fêmeas geralmente são destras. Essa peculiaridade é mais um exemplo de como nossos felinos são únicos em suas características.
O ronronar dos felinos não é apenas um sinal de satisfação, mas também tem propriedades terapêuticas, como a redução do estresse e a aceleração da cicatrização de ossos. Instintivamente, os gatos são excelentes caçadores. Mesmo quando têm acesso à comida, muitos continuam caçando pequenos insetos ou brinquedos, mantendo vivos os instintos de seus ancestrais. Outra característica única dos gatos é sua visão noturna. Eles possuem células sensíveis à luz em suas retinas, o que lhes permite enxergar em ambientes com níveis de luz seis vezes mais baixos do que o necessário para os humanos.

Ratos sentem cócegas e até riem!
Se você acha que apenas os humanos e outros mamíferos podem rir, pense novamente! Pesquisas realizadas pelo cientista Jaak Panskepp mostraram que os ratos podem sentir cócegas e até emitir risadinhas. Esses sons são uma forma de comunicação entre os ratos, que, de acordo com o estudo, usam esse comportamento para interagir com seus semelhantes. É, no mínimo, curioso pensar que esses pequenos roedores têm uma forma única de se expressar e se divertir!

Coelhos têm uma visão diferente do mundo?
Os coelhos são famosos por sua rapidez e pelo grande cuidado em observar tudo ao seu redor, e a razão disso é sua visão quase 360º. Diferente de outros animais, esses fofos não têm grandes pontos cegos e podem perceber o que acontece em praticamente todo o seu campo visual. Isso é fundamental para sua sobrevivência, já que eles precisam estar sempre atentos a qualquer ameaça. Como se isso não fosse suficiente, os coelhos também usam os pelos ao redor do nariz para detectar variações no ambiente e se manter alertas. Não é à toa que são tão espertos!

Peixes protegem seus filhotes na boca
Na natureza, a proteção dos filhotes é uma das maiores prioridades para os pais, e com alguns animais aquáticos, isso não é diferente. Sabia que algumas espécies de peixes podem esconder seus filhotes dentro de suas bocas para protegê-los dos predadores? Esse comportamento incrível ocorre quando a mãe percebe que há risco, e, assim que a ameaça desaparece, ela solta os pequenos peixinhos para que possam nadar novamente. Uma verdadeira demonstração de cuidado e proteção, não é mesmo? Mãe peixe é, sem dúvida, um exemplo de dedicação.











