Edu Guedes, de 51 anos, emocionou os fãs ao compartilhar detalhes da sua recuperação após enfrentar uma cirurgia robótica de emergência para remover um câncer no pâncreas. A notícia da doença veio após o apresentador ser internado devido a uma infecção gerada por um cálculo renal.
Durante a internação, os médicos identificaram uma lesão no pâncreas que exigiu uma cirurgia urgente. Apesar da gravidade, o quadro de saúde de Edu evoluiu de maneira surpreendente. Segundo o programa A Tarde é Sua, da RedeTV!, apresentado por Sonia Abrão, ele está em remissão, ou seja, sem sinais da doença ativa, e não precisará de quimioterapia ou radioterapia.
Acompanhamento contínuo
Sonia Abrão, que visitou o casal Ana Hickmann e Edu Guedes para gravar uma reportagem especial, explicou os próximos passos no processo de recuperação. “Tem exames, acompanhamentos, está fazendo exercícios. Mas durante o primeiro ano, ele vai ter que fazer um check-up de três em três meses”, contou a apresentadora. A partir do segundo ano, os exames serão semestrais e, após cinco anos, poderá ser considerada a cura definitiva.
O apresentador foi diagnosticado com câncer no início de julho e passou por quatro cirurgias em 15 dias, uma delas, bastante complexa, durou cerca de seis horas e envolveu a remoção de parte do pâncreas, nódulos e do baço.
Recuperação além das expectativas
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Edu Guedes comemorou o fato de ter recebido alta hospitalar dez dias antes do previsto. “Era para eu sair dia 21, mas o Dr. Marcelo Bruno viu e sentiu que eu estava melhor e que minha recuperação ia ser melhor em casa”, disse ele.
Ainda no vídeo, Edu falou sobre a dificuldade de responder a todas as mensagens, mas fez questão de agradecer o carinho do público. “Eu já tô bem melhor, já tô em casa”, afirmou, visivelmente emocionado.
Retorno ao trabalho e mensagem de esperança
Com relação ao trabalho, ele revelou que pretende retomar atividades de forma gradual, começando por algumas tarefas de casa. Além disso, terá que passar por um tratamento pulmonar para ajudar na reabilitação total.
Edu aproveitou para deixar uma reflexão sobre como lida com situações difíceis: “Tem notícia que muitas vezes na vida, a gente não tá preparado para ela. Mas também a gente não tem tempo para se preparar. Ao mesmo tempo, a gente não pode lamentar.”
Por fim, deixou uma mensagem de otimismo para quem também está enfrentando desafios: “Se a gente tiver cabeça boa, a gente consegue resolver da melhor forma.”










