O 19° Seminário Pais&Filhos está incrível! O evento acontece nesta terça-feira, 12 de agosto, com uma programação cheia de palestras, bate-papos e muito mais. Na metade do evento, o público já percebeu a importância do tema deste ano, que reforça a necessidade de ter uma rede de apoio por perto para enfrentar os desafios da maternidade. Além disso, ficou claro que a busca pela perfeição é uma pressão social que só aumenta o sofrimento das mães, pois a maternidade é feita de acertos e erros, aprendizados e adaptações constantes. Reconhecer que não existe uma mãe perfeita e aceitar ajuda são passos fundamentais para uma experiência mais leve, saudável e humana.
Beatriz Hlavnicka, mãe de Catarina e Stella, possui mais de 20 anos de experiência em grandes empresas como Whirlpool, Kimberly-Clark, Bauducco e Caloi (Pon Holdings). Atualmente, como Head de Marketing e Novos Negócios na Boiron, multinacional francesa líder mundial em homeopatia, Beatriz lidera equipes e marcas importantes no Brasil, como Oscillococcinum, Camilia, Stodal e Sédatif.
Com toda essa experiência e carreira de sucesso, ela reforça que conciliar a maternidade com responsabilidades profissionais exige não apenas organização, mas principalmente uma rede de apoio sólida. “A primeira coisa antes da rede de apoio é você entender que você não é uma super mulher, você tem que achar um equilíbrio. Na minha casa, a minha rede de apoio é o meu marido, os avós e a escola”, explicou Beatriz sobre a sua experiência.
Ela reforça a importância da escola como rede de apoio: “a escola é muito importante porque você precisa se sentir confortável em entender se aquilo que está acontecendo em casa também ocorre no ambiente escolar”, reforça Beatriz. Além disso, na escola você cria um novo ciclo de amizade com os pais.
No bate-papo “Você não está sozinha”, Beatriz Hlavnicka, mãe de Catarina e Stella, e representante da Boiron, trouxe à tona um tema fundamental para a maternidade: a importância do apoio emocional e das redes de suporte para o bem-estar das mães. Pesquisas mostram que cerca de 20% das mulheres enfrentam algum grau de transtorno depressivo durante a gestação ou no pós-parto, situação que pode ser amenizada com o suporte adequado e o cuidado integral. “Entender que cada dia na maternidade é desafiador é fundamental para encontrar um equilíbrio. Outro ponto importante é saber quais são as prioridades e compreender que qualidade de tempo é melhor do que a quantidade”, diz Beatriz.
Além disso, o que vivemos com o isolamento social e a pressão para “dar conta de tudo” são fatores que aumentam a vulnerabilidade emocional nesse período. Estudos indicam que mães que contam com uma rede de apoio ativa, seja familiar, comunitária ou profissional, apresentam menor incidência de ansiedade e estresse, refletindo diretamente no desenvolvimento saudável dos filhos.
A Boiron, que atua com soluções naturais e homeopáticas, reforça a importância de oferecer tratamentos complementares que promovam equilíbrio físico e emocional, auxiliando mulheres a atravessarem a maternidade com mais serenidade e qualidade de vida. “Na Boiron, nós nos preocupamos com a saúde do bebê desde o primeiro dia de vida, por isso estamos sempre buscando fazer produtos melhores para auxiliar no dia a dia das famílias”, comentou a Head de Marketing e Novos Negócios na Boiron.
Ela ainda acrescenta sobre as novidades da empresa para continuar sendo uma rede de apoio para muitos pais ao redor do mundo: “Em setembro, nós vamos lançar um hidratante para bebês porque percebemos que uma pele hidratada é uma proteção à criança. A Boiron, acha importante trazer não só produtos, mas também conteúdos de qualidades para o público, por isso iremos ampliar os nossos canais e vamos lançar uma comunidade”, explica Beatriz sobre as novidades da marca.
Programação do 19º Seminário Pais&Filhos
- 09h00 – Abertura dos portões
- 10h00 – Apresentação do tema
- 10h30 – Palestra I – A arte de saber pedir ajuda, com Isa Minatel
- 11h30 – Bate-papo I: Juntas&Empreendedoras, com Ana Fontes e Fernanda Paronetto
- 12h00 – Sorteio
- 12h15 – Almoço
- 13h15 – Mesa-redonda I – Pai não é rede de apoio, com Eliezer, Beto Bigatti, Thiago Godoy, Tadeu França e Luccas Neto
- 14h- Bate-papo II: Síndrome da Perfeição, com Silvia Lobo e Valesca Karsten
- 14h20 – Bate-papo III : Especial Boiron: Você não está sozinha, com Beatriz Hlavnicka
- 14h40 – Bate-Papo IV: Especial Colégio Humboldt: Escola é rede de apoio, com Erik Hörner
- 15h00 – Bate-papo V: Socorro, comunidade!, com Manoela Pereira, Fernanda Bande, Marcela Barci e Mariana Almeira (Baby Center)
- 15h30 – Intervalo com ativações das marcas
- 16h00 – Palestra III – O (des)controle das gerações, com Dado Schneider
- 17h00 – Mesa-redonda II – Sozinhas? Sem chance!, com Naiumi Goldoni, Thaeme Mariôto, Fabi Claudino, Mileide Mihaile e Luciana Mello.
- 18h00 – Sorteio e encerramento, com Naiumi Goldoni, Thaeme Mariôto, Fabi Claudino e Luciana Mello.
- 18h00 – Sorteio e encerramento