Atualmente, os vídeos de IA (inteligência artificial) se proliferam cada vez mais rápido pela internet. Basta uma olhada rápida nas redes sociais para se deparar com postagens totalmente fora da realidade, como o vídeo viral de um canguru segurando um passaporte.
Se essas produções automatizadas confundem até os adultos, como garantir que as crianças saibam o que é real no mundo virtual? Por isso, trouxemos algumas informações levantadas pela Parents, site referência em parentalidade.
Como saber se um vídeo é de IA?
Em vídeos de inteligência artificial, você pode encontrar narrações robóticas, som e imagem levemente dessincronizados e animações que não seguem um padrão natural de movimentos.
Também é necessário refletir sobre as situações retratadas no conteúdo. Normalmente, quanto mais absurdas elas forem, maior a chance de o vídeo ter sido feito por IA.
Quais são os riscos dos vídeos de IA para crianças?
Um dos principais riscos dessas produções é a disseminação de informações falsas ou equivocadas. Muitos conteúdos feitos por inteligência artificial têm intenção educativa, mas com o potencial de alucinação da IA, dados incorretos podem ser apresentados como verdadeiros.
Além disso, há a possibilidade de o público infantil consumir materiais inadequados para sua faixa etária, como vídeos de caráter violento ou sexual.
O que posso fazer?
Para começar, tenha uma conversa com o seu filho sobre conteúdos automatizados. Titiana Jordan, executiva de parentalidade da empresa Bark Technologies, recomenda explicar por que eles são problemáticos e perguntar se a criança consegue identificar o que torna aquela publicação falsa.
Outra habilidade importantíssima de ensinar é a checagem de fatos. Quando as crianças adquirem o hábito de confirmar as informações que recebem pela internet, elas desenvolvem boas capacidades de alfabetização digital.
Como isso pode ser uma oportunidade para a família?
A adaptação à inteligência artificial pode ser assustadora. Afinal, este é um tema novo para todos. Mas a chave é transformar esse momento em uma oportunidade de aprendizado, navegando por essas conversas em conjunto e fortalecendo os laços familiares.
Por fim, vale destacar que incentivar seu filho a desenvolver senso crítico em relação ao que consome na internet é essencial. O ponto de partida é criar um ambiente em que a criança se sinta segura para contar com você para guiá-la por esse novo universo.







