Os primeiros dias em casa com o bebê são cheios de descobertas… e de noites mal dormidas. A cena da madrugada é clássica: choro, colo, mamada, e nada de sono.
Se você já passou por isso, pode respirar fundo. Essa situação é bem comum, mas com algumas estratégias, dá para tornar as noites mais tranquilas para você e o bebê.
A seguir, separamos dicas de especialistas para ajudar seu filho a dormir melhor, de acordo com matéria de Jennifer Detlinger para a Pais&Filhos.
Coloque o bebê no berço ainda acordado
É normal que o seu filho durma no colo nas primeiras semanas. Mas, com o tempo, é importante que ele aprenda a pegar no sono sozinho no berço.
Assim, ele não se assusta ao acordar em um lugar diferente durante a noite e cria uma rotina de sono mais saudável.
Incentive as sonecas diurnas
Pode parecer contraintuitivo, mas um bebê que descansa durante o dia dorme melhor à noite. Recém-nascidos precisam de várias sonecas, que vão diminuindo com o tempo.
Fique de olho nos sinais de sono e respeite o ritmo do seu filho. Esses cochilos de qualidade evitam que ele fique irritado, facilitando as madrugadas.
Crie uma rotina de sono
O bebê se sente mais seguro quando existe previsibilidade. Então, estabelecer um ritual para dormir ajuda a sinalizar para ele que é hora de descansar.
Manter horários consistentes também ajuda a regular o relógio biológico da criança.
Não deixe o bebê acordado até tarde
Muitos pais tentam prolongar o tempo que a criança passa acordada para aproveitar esse período, mas isso pode deixá-la exausta e dificultar o sono.
Se o seu bebê tem entre 3 e 6 meses, o ideal é que ele durma cedo, por volta das 19h. Lembre-se de que qualidade de tempo é mais importante do que quantidade!
Preste atenção na alimentação do bebê
Um bebê bem alimentado durante o dia tende a dormir melhor à noite. Se você amamenta, observe se ele está mamando porque realmente está com fome ou se só quer se acalmar.
Se esse for o caso, tente criar alternativas de conforto. Por exemplo, manter intervalos regulares de alimentação ajuda o bebê a dormir por mais tempo seguido.
Confie em você mesma!
Cuidar do sono do seu filho exige paciência e ajustes constantes. Uma dica muito importante é não se comparar com outras mães. Cada criança tem seu próprio ritmo!
Lembre-se também de que não é egoísmo querer ter noites mais tranquilas. Você merece repousar, e afinal, uma mãe descansada é sinônimo de um bebê feliz.