A gestação é um período cheio de mudanças, mas o que não deve mudar é o cuidado consigo mesma. Em meio à preparação para a chegada do bebê, é essencial encontrar um pequeno ritual de autocuidado que faça você se sentir bem. Um deles é a ida à manicure, mas aí surge a dúvida: será que a unha em gel é segura durante a gravidez?
Em seguida, você confere todas as informações sobre o assunto de acordo com matéria do Parents, site americano especializado em parentalidade.
O que é a unha em gel?
“A unha em gel geralmente dura mais que os esmaltes tradicionais e o brilho dura por mais tempo”, explica Jin Soon Choi, manicure de Nova York.
Nos salões de beleza, o produto é aplicado e depois seco em uma cabine com luz LED ou UV. O maior benefício é o tempo de secagem, que leva só alguns minutos. Já em casa, existem versões que endurecem sozinhas, sem precisar dessas luzes.
Segurança durante a gestação
Segundo médicos especialistas, não existem evidências de que a unha em gel traga riscos para a gravidez. Isso porque os produtos da esmaltação não são ingeridos. Além disso, a unha costuma funcionar como uma barreira natural de proteção.
No entanto, o maior ponto de atenção é a remoção do gel. Geralmente, ela envolve o uso de acetona pura. O contato frequente com esse composto pode ressecar e enfraquecer as unhas, mas não há indícios de que seja ruim para a gravidez. A única recomendação é garantir que os ambientes estejam bem ventilados, para evitar desconforto com cheiros fortes.
Benefícios de apostar na unha em gel

Além de prática, a unha em gel pode ser uma grande aliada para você nesse momento. Entre os principais pontos positivos, estão:
- Durabilidade: resiste mais às tarefas do dia a dia, sem lascar tão facilmente.
- Praticidade: seca rápido, permitindo que você siga sua rotina sem esperar muito.
- Beleza e autoestima: cuidar das unhas pode ser uma forma de bem-estar em meio às mudanças físicas e emocionais da gravidez.
Cuidados importantes
Se decidir por esse tipo de esmaltação durante a gravidez, certos cuidados fazem toda a diferença:
- Prefira salões de confiança, que mantenham boa higiene e um ambiente arejado.
- Se possível, leve seus próprios instrumentos de manicure.
- Use protetor solar nas mãos antes de entrar na cabine de luz UV, porque a pele pode ficar mais sensível na gravidez.
- Opte por formas de tirar o esmalte que causem menos agressão às unhas.
Vale a pena?
Você pode, sim, apostar nas unhas em gel! O importante é que se sinta confortável e siga as recomendações básicas de segurança. Mas também é sempre bom lembrar: o autocuidado não deve ser sinônimo de preocupação.
Seja com esmalte comum, em gel ou até sem esmalte, o fundamental é encontrar momentos para cuidar de você mesma, recarregar as energias e se sentir bem.
Leia mais
- Explante de silicone é a nova tendência que está em alta na estética!
- Beleza estética: Para quê? Para quem?