Na gravidez, a sua alimentação é ainda mais importante do que o normal. Isso porque é ela que dá energia, bem-estar e os nutrientes para o desenvolvimento do bebê.
Mas a gestação também pode trazer enjoos e cansaço somados à correria do dia a dia. Por isso, às vezes é difícil preparar refeições completas.
É aí que os smoothies te ajudam! Eles são nutritivos e fáceis de beber, podendo se tornar grandes aliados alimentares em todas as fases da gravidez.
A seguir, você confere os benefícios dos smoothies e algumas sugestões de sabores deliciosos para esse período. As informações são do site Parents.
Por que os smoothies são bons na gravidez?
Os smoothies são uma maneira fácil de incluir frutas, vegetais, grãos, proteínas e laticínios em uma refeição só.
Se você está passando por enjoos, azia ou tem dificuldades de digestão, eles também podem ser mais fáceis de tolerar do que comidas sólidas. Beber com canudo, por exemplo, pode te ajudar quando a náusea apertar.
Vale lembrar também que você precisa se nutrir bem para o bebê se desenvolver da melhor forma.
Os nutrientes mais importantes
Na gestação, alguns nutrientes são fundamentais: proteínas para o crescimento do bebê, cálcio para os ossos, ferro para evitar anemia e fibras para regular o intestino.
Os smoothies são uma forma superprática de juntar tudo isso em uma bebida gostosa. Se você quiser dar um upgrade nas receitas, também pode colocar ingredientes como iogurte, tofu, sementes de linhaça, frutas vermelhas e vegetais verdes.
Algumas combinações para experimentar
Você pode variar de acordo com o seu gosto e a estação do ano. Um smoothie de manga com gengibre, por exemplo, ajuda a aliviar enjoos.
Já a mistura de banana com frutas vermelhas é rica em potássio e fibras. Outra opção é apostar em abacate com espinafre, que fornece gorduras boas e vitaminas essenciais.
A dica é sempre combinar um carboidrato de qualidade, uma proteína e uma fonte de gordura saudável para garantir que você vai ficar satisfeita.
Smoothies para cada fase da gestação
No primeiro trimestre, receitas com potássio podem te ajudar, porque esse nutriente repõe os eletrólitos que você perde se houver vômito.
Mas no final da gravidez, a energia costuma diminuir, porque o seu corpo está exigindo mais de você. Então, smoothies com mais carboidratos podem te dar disposição.
Cuidados importantes
Mesmo sendo práticos, os smoothies têm alguns pontos de atenção. Higienize bem as frutas e as verduras, opte por laticínios que sejam pasteurizados e, principalmente, evite suplementos em pó sem ter orientação do seu médico, porque alguns não são seguros na gravidez.
A regra de ouro é: sempre que possível, prefira ingredientes naturais, frescos e variados.
Smoothies no pós-parto também
O mais legal é que os smoothies não são úteis só para a gravidez. No pós-parto, quando o tempo fica curto e o seu corpo precisa se recuperar, eles continuam sendo uma forma rápida de garantir nutrientes.
Em resumo, os smoothies se adaptam às necessidades de cada fase da gestação. É só escolher seu sabor favorito e aproveitar!
Leia mais
- Alimentação na gravidez: nutrientes essenciais para a saúde da mãe e do bebê
- Mamão na gravidez: pode comer sem medo?