O uso da inteligência artificial facilita a vida das pessoas, mas também preocupa. Por isso, é importante que exista um controle parental no caso das crianças.
Pensando nisso, a OpenAI anunciou a implementação de um novo sistema de controle parental no ChatGPT. Confira mais detalhes sobre esse novo sistema a seguir. As informações são do site TechTudo.
Controle parental do ChatGPT
A implementação acontece depois de que um adolescente de 15 anos cometeu suicido nos Estados Unidos. De acordo com os pais do jovem, a IA teria dado instruções para o suicídio.
Em razão disso, a OpenAI respondeu rapidamente e determinou um novo sistema de controle parental no ChatGpt.
Como ele funciona?
Com o novo recurso, os pais poderão vincular suas contas às dos filhos. Além disso, os responsáveis também terão acesso à algumas verificações de segurança.
Ainda será possível regular o tempo de uso, limitar os assuntos que o seu filho terá acesso e ver o que a criança pesquisa na IA.
Por que o controle parental é de extrema importância?
Com o caso de suicídio do adolescente, o reforço do controle parental ganhou uma comoção maior.
De acordo com os pais do menor, a IA respondeu de forma inadequada a um jovem que estava em um momento delicado. Por isso, é importante que os responsáveis se atentem aos passos dos adolescentes e das crianças no uso da inteligência Artificial.
IA e adolescência: um uso que exige acompanhamento
A adolescência é um período de intensas transformações emocionais, cognitivas e sociais. Em momentos de crise, o jovem pode recorrer à tecnologia como forma de ajuda imediata.
Mas, ao invés de acolhimento, pode encontrar respostas perigosas e que o incentivem ao erro.
O controle parental ajuda a evitar que isso aconteça. Monitorar e orientar o uso da inteligência artificial se torna uma forma de prevenção.
A importância da presença ativa dos pais
Apesar do avanço da tecnologia, os jovens precisam do acompanhamento dos pais. É importante que seu filho tenha sua atenção e que você crie um ambiente de confiança com ele.
Por isso, é importante que o as atividades virtuais do seu filho sejam acompanhadas de perto. Além disso, sempre converse com ele e deixe-o atento aos perigos da internet.
Leia mais
- Proteja seu filho online, quiz de 1 a 10 para ensinar segurança na internet!
- Comunidades na internet: cadê o lado bom da força?