Fazer o bebê parar de chorar não é uma tarefa fácil, principalmente durante a noite, na hora de dormir. Apesar de desafiador, existem estudos que buscam ajudar os pais nesse momento.
Um estudo publicado em 2022, pela revista Current Biology, trouxe uma solução prática e surpreendentemente eficaz. Os pesquisadores japoneses descobriram uma técnica baseada em dois passos simples que ajudam a acalmar o bebê e a facilitar a transição para o sono.
Abaixo, você confere mais detalhes. As informações são do site CNN.
A técnica dos 5 e 8 minutos
O método é realizado em duas etapas: caminhar com o bebê no colo por cinco minutos seguidos e, em seguida, sentar-se com ele no colo por mais oito minutos antes de colocá-lo no berço.
Mesmo parecendo uma atitude simples, essa atividade faz diferença na hora de acalmar o seu filho. Durante os testes, todos os bebês que estavam chorando pararam após cinco minutos de caminhada.
Além disso, quase metade deles dormiu nesse intervalo. Mas os pesquisadores observaram que, quando os pais transferiam os bebês para o berço de primeira, eles acordavam.
É nesse ponto que entra a vantagem dos 8 minutos extras. Esse tempo permitiu que os bebês atingissem um estágio de sono mais profundo e estável, reduzindo a chance de acordarem ao serem deitados.
Nem todo método funciona igual
Os pesquisadores também testaram outras abordagens. Sentar com o bebê no colo, sem caminhar antes, não surtiu efeito.
Com isso, a frequência cardíaca do bebê aumentava e o choro continuava. Colocar a criança diretamente no berço também não funcionou.
O único comportamento que realmente reduziu o choro e ajudou no sono foi o movimento contínuo do corpo da mãe ou cuidador.
Por que isso aconteceu?
De acordo com os pesquisadores, o motivo por trás dessa resposta está em um reflexo biológico chamado “resposta de transporte”.
Ou seja, quando os bebês são carregados e sentem o corpo em movimento, o sistema nervoso responde com relaxamento e redução da frequência cardíaca. Isso ajuda a interromper o choro e prepara o bebê para o sono.
A técnica para o choro
Apesar de funcionar bem, o estudo apontou que o efeito é mais eficiente quando o bebê já está chorando. Se a criança estiver calma, a caminhada pode não induzir o sono da mesma forma.
Por que os oito minutos no colo são essenciais
Muitos pais acreditam que o bebê acorda ao ser colocado no berço por causa do toque do colchão. No entanto, o estudo mostra que a causa principal é a separação física do corpo da mãe.
Essa mudança repentina é identificada pela criança, que pode sair do estágio de sono leve e despertar.
Quando os pais esperam oito minutos após o início do sono, os pesquisadores afirmam que a criança entra em sono mais profundo. Assim, a transição para o berço acontece com menos risco de interrupções.
Técnica funciona, mas nem sempre é necessária
Apesar da eficácia, especialistas alertam que o método não deve ser usado em todos os casos.
A pediatra Jennifer Shu, que não participou do estudo, afirma que cada bebê é diferente. Alguns já conseguem adormecer sozinhos, e forçar o uso da técnica pode criar dependência.
Com isso, o ideal é incentivar o seu filho a desenvolver autonomia para dormir. Para crianças com mais de quatro meses, recomenda-se colocá-las no berço ainda acordadas, mas sonolentas, para que aprendam a pegar no sono sem ajuda externa.
Seu filho precisa de uma boa noite de sono
Independentemente do método usado para fazer o bebê parar de chorar, os cuidados com o sono seguro continuam valendo.
Seu filho sempre deve dormir de barriga para cima, em um berço sem almofadas, brinquedos ou cobertores soltos. O ambiente deve ser calmo, seguro e adequado para a idade da criança.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia também
- Controle de tela melhora sono e aprendizado do seu filho, diz estudo
- Por que o sono é tão importante para o desenvolvimento do bebê?










