O Bisfenol-A (BPA) é uma substância muito presente no plástico e representa alguns riscos à saúde humana, como o câncer de mama.
Embora esteja em vários produtos do dia a dia, o composto pode migrar para os alimentos quando os recipientes são expostos a altas temperaturas ou sofrem danos.
A seguir, você confere tudo sobre como se prevenir contra o BPA e o câncer de mama.
BPA e câncer de mama
Estudos científicos já demonstraram relação entre a exposição ao BPA e o desenvolvimento de tumores mamários.
Por exemplo, pesquisadores da Universidade do Texas observaram que o composto afeta a expressão de um gene chamado RNA HOTAIR, que é associado ao câncer de mama.
Onde encontrar o BPA?
Você sabia que o BPA não se encontra só no plástico? Ele também está em diversas embalagens de alimentos, segundo um estudo do periódico Frontiers in Toxicology.
A pesquisa identificou, inclusive, que esses compostos podem migrar para o corpo humano. Assim, é necessário ter uma regulamentação mais eficaz na indústria de alimentos, a fim de preservar a saúde do consumidor.
Outros impactos
A exposição ao BPA também pode estar relacionada a outros problemas de saúde além do câncer de mama.
Por exemplo, as condições gastrointestinais podem se manifestar por meio de doenças inflamatórias crônicas e alterações nos movimentos intestinais.
Como identificar e evitar?
Mas a boa notícia é que existem algumas medidas simples que podem te ajudar a se prevenir contra o BPA e seus possíveis impactos na saúde.
Por exemplo, verifique sempre se a embalagem possui o símbolo de reciclagem. Se houver o número 7 dentro do triângulo composto por setas, esse é um sinal da presença do BPA.
Outra boa alternativa é optar por recipientes de vidro ou até de bambu, que não apresentam nenhuma contraindicação de uso.
Lembre-se também de que o ideal é não esquentar alimentos em recipientes de plástico e descartar qualquer embalagem que esteja danificada.
Por fim, que tal apostar em alimentos orgânicos? Essa é uma escolha que traz diversos benefícios à sua saúde, pois eles não costumam ter pesticidas e produtos químicos.
Prevenir e conscientizar

A exposição ao BPA é prejudicial, então, é essencial garantir que mais pessoas tenham acesso a essa informação.
Também é necessário incentivar as autoridades a implementar regulamentações mais seguras, pensando na saúde da população.
Mas em um nível mais individual, a busca por alternativas é uma ótima escolha e pode trazer vários benefícios ao seu dia a dia.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Como o cérebro muda durante a gravidez?
- Alergias respiratórias na primavera: saiba quando se preocupar









