Deixar o quarto pronto para a chegada do bebê é uma experiência emocionante! Mas se você é mãe de primeira viagem, essa tarefa também pode ser um pouco desafiadora.
Afinal, como saber exatamente quais aspectos vão ser realmente importantes no dia a dia para ajudar no bem-estar do seu filho?
Para te ajudar com isso, a gente trouxe dicas de especialistas da MadeiraMadeira e do Dr. Consulta sobre como montar o quarto do bebê da melhor forma! Confira logo abaixo.
Exposição à luz
Em primeiro lugar, é necessário entender que os bebês precisam de um ambiente escuro durante a noite para poder dormir bem. De acordo com estudos publicados em 2024 na PubMed, a incidência de luz diminui o tempo de sono deles.
Nesse sentido, o posicionamento do berço ajuda muito. Segundo Juliana Mancini, arquiteta do Mini Noma, escritório focado em projetos infantis, o ideal é colocá-lo longe da janela, em um canto mais protegido do quarto.
Ambiente que ajuda na rotina

“Mais do que o número de horas, é fundamental garantir a qualidade do sono infantil”, ressalta o Dr. Luís Roberto de Castro Martins Bonilha, Coordenador de Pediatria do Dr. Consulta.
Pensando nisso, é muito importante manter uma rotina consistente e favorável ao bem-estar do bebê. Então, que tal deixar o ambiente o mais prático possível?
Se todos os itens que você precisa já estiverem no quarto, isso evita deslocamentos durante a madrugada. Dessa forma, com os móveis essenciais bem posicionados, a rotina noturna fica mais tranquila.
Escolha do berço

Essa parte é essencial para o conforto e a qualidade do sono do seu filho. Para garantir noites serenas, escolha um berço firme e sem ondulações.
Preste atenção também na certificação de segurança do móvel! Ela faz toda a diferença no dia a dia, e você pode ficar mais tranquila em relação ao bem-estar do bebê.
Outro aspecto importante é a altura regulável do estrado, que acompanha o crescimento da criança e oferece mais praticidade para os pais.
Circulação do ar
A circulação do ar é fundamental para o conforto do seu filho durante a noite.
“Ambientes bem ventilados ajudam a prevenir o acúmulo de umidade, poeira e ácaros, fatores que podem afetar a saúde respiratória da criança”, explica Priscilla Hatsue, head criativa da MadeiraMadeira.
Ao mesmo tempo, posicione o berço fora do caminho direto das correntes de ar. O objetivo é fazer o ar circular de forma suave, sem incomodar o bebê.
O papel das cores
Você sabia que as cores influenciam o humor e o bem-estar do bebê? Por exemplo, tons suaves e pastéis tendem a deixar o recém-nascido mais calmo.
Enquanto isso, as cores vibrantes podem incentivar a agitação, dificultando o descanso de toda a família.
Então, escolha a paleta de cores com carinho e pense em criar um ambiente harmonioso, que contribua para uma rotina tranquila na sua casa.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Atividades divertidas para fazer com seu bebê que também fortalecem o vínculo
- Por que me incomoda quando meu bebê cheira diferente?









