Você conhece a estomatite? Essa é uma doença bem comum na infância e seu principal sintoma é o aparecimento de pequenas feridas na boca.
Mas calma! Apesar de ser desconfortável, o tratamento é rápido e os sintomas costumam desaparecer em alguns dias ou semanas.
Então, para tirar algumas dúvidas sobre esse tema, o pediatra Dr. Claudio Len explica como funciona a estomatite e em quais sinais você precisa ficar de olho.
O que é estomatite?
Segundo o Dr. Claudio, a causa da estomatite é o herpesvírus humano simples do tipo 1.
“Apesar de causar desconforto, ela não é grave. Acomete a cavidade oral com manchas vermelhas que podem virar pequenas ulcerações, que parecem aftas”, explica.
Ele também diz que o nome costuma causar confusão. Afinal, “estômato” vem do grego e significa “boca”. “Os pais pensam que a doença pode ir para o estômago, o que nunca acontece”, completa.
Quais são os principais sinais?
Os sintomas mais comuns da estomatite incluem:
- Inflamação da garganta;
- Febre;
- Aumento da salivação;
- Feridas dentro da boca;
- Dificuldade para dormir;
- Inflamação em volta das feridas;
- Dificuldade para comer e falar.
Quais são as causas?
A causa principal é a infecção pelo vírus do herpes simples, que origina as aftas e úlceras. Mas também existem outros fatores que podem contribuir, como:
- Baixa imunidade, que pode estar ligada ao estresse ou à ansiedade;
- Pequenos cortes na boca, especialmente na mucosa;
- Lesões por escova ou fio dental;
- Sensibilidade a alimentos ácidos;
- Falta de vitaminas e minerais no organismo.
É grave?
Na maior parte dos casos, não aparece nenhuma complicação. O maior cuidado é ajudar o seu filho evitar a desidratação, ainda mais porque algumas crianças recusam tomar líquidos por causa da dor.
“Recomendo paciência, uma vez que os analgésicos são de pouca ajuda e as crianças vão aceitando os líquidos em pequenas quantidades”, diz o Dr. Claudio. Ele também alerta que bicarbonato de sódio e pomadas anestésicas podem fazer a dor piorar.
Outro ponto de atenção é que a estomatite é contagiosa. Ou seja, é preciso ter cuidado para não transmiti-la às outras pessoas.
Como tratar estomatite?
O tratamento costuma durar entre 10 e 14 dias e pode incluir antivirais, tanto em comprimidos quanto em pomadas. Mas nos casos de dor mais forte, o médico também pode receitar um analgésico.
Durante esse período, é importante apostar em uma alimentação mais leve, com receitas como sopas e purês. Lembre-se também de evitar comidas muito quentes ou ácidas, pois elas podem piorar ainda mais as feridas na boca.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Alergia a amendoim: estudo revela diminuição em crianças
- Quais são os sinais de infecção depois da cesariana?








