O universo de Avatar está prestes a se expandir ainda mais com o lançamento de Avatar: Fogo & Cinzas, a aguardada terceira parte da saga de James Cameron. Além disso, o longa promete cenários impressionantes, batalhas grandiosas e a chegada de novos povos em Pandora.
Enredo de Avatar: Fogo & Cinzas
O filme se passa semanas após os acontecimentos de Avatar: O Caminho da Água (2022). Assim, a família Sully ainda lida com a perda de Neteyam e teme pela segurança de Spider, o filho humano que adotaram. Entretanto, a viagem para levar Spider ao acampamento humano é interrompida por um ataque do Povo das Cinzas, um grupo Na’vi ameaçador.
Além disso, James Cameron descreve o longa como uma história sobre “uma família processando o que significa estar em guerra”. Dessa forma, com o retorno do Coronel Quaritch, que busca vingança contra Jake Sully, a tensão e o drama prometem se intensificar.
Elenco e personagens de Avatar
O terceiro filme traz de volta personagens queridos como Jake (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña), além dos filhos Lo’ak, Tuk e Kiri. Além disso, outros rostos conhecidos incluem Kate Winslet como Ronal e Stephen Lang como Coronel Quaritch, sem esquecer Spider, interpretado por Jack Champion.
Entre os novos personagens, destacam-se David Thewlis como Peylak, líder dos Wind Traders, e Oona Chaplin como Varang, líder do temido Povo das Cinzas. Dessa forma, o elenco mistura veteranos e novidades para expandir ainda mais o universo de Avatar.
O Povo das Cinzas em Avatar
O terceiro filme apresenta o Clã Mangkwan, conhecido como Povo das Cinzas. Esse grupo se afastou da cultura Na’vi após quase ser dizimado e perder seu lar em uma erupção vulcânica. Assim, eles buscam um caminho mais brutal e distanciado das tradições espirituais de Pandora.
Segundo o designer de produção Dylan Cole, a tragédia natural moldou a cultura do clã. Portanto, os Mangkwan contrastam com a vibrante e cheia de vida Pandora, criando um conflito visual e narrativo impressionante.
Os Wind Traders em Avatar
Além do Povo das Cinzas, a trama apresenta o Clã Tlalim, ou Wind Traders, uma tribo nômade que viaja em dirigíveis movidos por criaturas chamadas Medusóides. Dessa forma, eles se tornam aliados da família Sully e trazem um tom mais leve e aventureiro à história.
Além disso, James Cameron comparou os Wind Traders a “balonistas clássicos” e “caravanas de camelos da Idade Média”. Assim, o filme expande ainda mais o ecossistema social e cultural de Pandora.
Produção e curiosidades
A produção de Avatar: Fogo & Cinzas começou em paralelo com O Caminho da Água em 2017, foi interrompida durante a pandemia e retomada até 2020, com filmagens adicionais em 2024. Portanto, a saga é fruto de anos de planejamento, tecnologia de ponta e dedicação de Cameron e sua equipe.
Além disso, o filme mantém a tradição da franquia de inovar visualmente. Assim, os fãs podem esperar efeitos impressionantes, cenários inéditos e muita imersão em Pandora, reforçando o status de Avatar como referência em cinema de fantasia e ficção científica.
Data de estreia de Avatar: Fogo & Cinzas
O terceiro filme da franquia chega aos cinemas do Brasil em 18 de dezembro de 2025. Portanto, os fãs terão a oportunidade de vivenciar novas aventuras, conhecer povos inéditos e acompanhar o destino da família Sully em Pandora.
Assim, marque na agenda e prepare-se para mergulhar de volta no universo mágico e visualmente deslumbrante de Avatar.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Conheça 4 curiosidades sobre Mauricio de Sousa – O Filme
- 5 filmes para crianças que amam Guerreiras do K-Pop






