Trocar fraldas é uma das primeiras tarefas que você realiza assim que se torna mãe. A gente sabe que o começo pode ser difícil, mas esse processo vai ficar automático com o passar do tempo.
Lembre-se também de que o seu bebê vai te dar MUITAS oportunidades para praticar. Em média, são mais de 3.500 trocas de fraldas até ele estar totalmente treinado para usar o banheiro.
Veja abaixo algumas dicas para trocar fraldas da melhor maneira possível. As informações são do site Parents, referência em parentalidade.
Do que eu preciso?
Antes de tudo, é muito importante ter certeza de que você tem todos os itens essenciais. Eles são:
- Troca de roupa para o bebê;
- Trocador;
- Fraldas;
- Capa de trocador;
- Creme para fraldas;
- Saco descartável;
- Panos macios.
Embora muitas pessoas optem pelo lenço umedecido, é importante ressaltar que a pele do recém-nascido é muito sensível. Por isso, nas primeiras semanas, prefira água morna ou até algodão.
Mas, se quiser usar os lenços, eles não devem ter cheiro. Além disso, sua composição deve ser predominantemente de água.
Passo a passo
As instruções a seguir são para trocas de fraldas descartáveis. Se usar fraldas de pano, o processo é praticamente o mesmo, mas a forma de ajustá-las ao corpo do bebê é um pouco diferente.
- Prepare-se: lave as mãos e reúna todos os materiais de que vai precisar.
- Tire a fralda suja: deixe o bebê deitado de costas e levante-o gentilmente para retirar a fralda.
- Limpe a pele: limpe a área com lenços, panos ou algodão.
- Coloque a fralda limpa: posicione-a embaixo do bumbum do seu filho. Se necessário, use pomadas para prevenir assaduras.
- Finalize: coloque o bebê em um local seguro e feche a fralda.
Qual é a frequência ideal?
O ideal é trocar as fraldas assim que elas ficarem sujas. Geralmente, isso é sinônimo de 8 a 10 fraldas por dia para um recém-nascido. Porém, a frequência começa a diminuir quando as crianças já estão maiores e começam a usar o banheiro.
Priorize a troca especialmente se o seu filho tiver feito cocô. Isso porque as fezes podem aumentar a chance de ele desenvolver uma alergia de pele.
Dicas adicionais
Nossa primeira dica é ficar atenta se o bebê ainda tiver um pedaço do cordão umbilical. Nesse caso, siga as recomendações do pediatra para limpar a área.
Outra recomendação muito importante é prezar pela segurança do seu filho. Ou seja, mantenha-o sempre em vista e nunca o deixe sozinho sobre uma superfície elevada.
Quando ir ao médico?
Nos primeiros dias, é normal encontrar a fralda do seu bebê com colorações diferentes, como verde escuro ou amarelo claro.
Além disso, caso você tenha uma menina, ela deve ter um pouco de corrimento vaginal nas primeiras duas semanas. Mas, se persistir depois desse período, isso pode ser um sinal de infecção.
Por fim, entre em contato com o pediatra se o seu filho apresentar sinais de desidratação, como xixi amarelo escuro ou marrom.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Por que os bebês não lembram dos primeiros anos de vida? Saiba o que diz estudo
- Como ajudar seu bebê a sentar sozinho?








