A chegada dos primeiros dentes é um momento cheio de alegria, mas também pode trazer desafios. Geralmente, você consegue reconhecer os sintomas de longe: bochechas vermelhas, gengiva inchada e, claro, choro sem fim!
Durante o dia, pode ser que o bebê se distraia e não sinta muita dor. Mas, à noite, fica mais difícil evitar essa percepção. Afinal, sem outros estímulos e com o incômodo nas gengivas, é difícil conseguir dormir bem.
Entretanto, pode ficar tranquila! Existem formas simples e seguras de aliviar esse desconforto do seu filho.
A seguir, você confere as principais informações sobre o tema, de acordo com uma matéria publicada no site Parents, referência em parentalidade.
Itens gelados

As temperaturas baixas são suas grandes aliadas para diminuir as dores na gengiva do bebê. Então, pense em oferecer mordedores gelados ou até um paninho limpo que tenha ficado na geladeira por cerca de 30 minutos.
Dessa forma, o frio ajuda a “adormecer” a região que dói, acalmando o seu filho. Outra boa dica é oferecer frutas geladas, se ele já come sólidos.
Baba e irritações
A baba é uma marca registrada dos bebês em processo de dentição. Embora ela seja natural, pode causar assaduras e irritações em volta da boca.
Para evitá-las, mantenha a região sempre seca com um paninho. Além disso, aplicar uma camada fina de pomada ou vaselina costuma ajudar.
E atenção: evite produtos com fórmulas muito fortes ou com perfume, porque podem piorar a irritação.
Pense em distrações
Essa é uma alternativa que não elimina o problema, mas ajuda a acalmar o bebê.
Você pode pensar em um banho morno, uma música tranquila e até barulho branco. Lembre-se de que o contato físico também faz diferença, então abrace-o ou faça uma massagem leve para ajudá-lo a se sentir seguro.
Mantenha a rotina
Mesmo nos dias mais difíceis, tente manter a rotina do seu filho. Afinal, a previsibilidade contribui para a regulação do sono, mesmo quando ele está com dor.
Então, manter a sequência com a qual o bebê já está acostumado é uma forma de trazer um pouco de conforto para ele quando as coisas não estão bem.
Quando chamar o pediatra?
Se o seu filho estiver muito irritado, com febre acima de 38 °C, diarreia ou outros sintomas além das gengivas inchadas e do choro, é hora de chamar o médico.
Além disso, é muito importante conversar com o pediatra antes de partir para remédios e pomadas anestésicas.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Mês de nascimento e inteligência: mito ou indicação real para o seu bebê?
- Por que os bebês não lembram dos primeiros anos de vida? Saiba o que diz estudo








