Você sabia que nem sempre o desfralde vem por completo? Na verdade, isso é muito mais comum do que parece!
Muitas famílias imaginam que, se a criança já usa o penico ou o vaso tranquilamente durante o dia, automaticamente ficará seca também à noite. Mas, para a maioria, o controle à noite é o último capítulo dessa história.
Como essa fase é um processo, trouxemos estratégias para deixar a família toda mais tranquila em relação ao desfralde noturno! As informações são do site Parents, referência em parentalidade.
Por que o desfralde noturno demora mais?
A gente sabe que parece óbvio, mas, durante o dia, a criança está acordada. Ou seja, ela percebe melhor os sinais do corpo e consegue pedir para ir ao banheiro.
Porém, à noite, a situação é bem diferente. O corpo continua produzindo xixi, e a bexiga precisa segurar esse volume enquanto o cérebro aprende a responder a esses processos.
Esses dois fatores podem levar meses ou até anos depois do desfralde diurno.
Como saber se o seu filho está pronto?
Não existe uma idade certa para o desfralde noturno, mas você deve ficar de olho nos sinais de prontidão. Alguns dos mais comuns incluem:
- Acordar com a fralda seca por várias manhãs seguidas
- Fazer o desfralde diurno sem dificuldades
- Ficar seco durante a soneca
- Demonstrar interesse em usar cuecas ou calcinhas para dormir
Caso esses fatores ainda não apareçam, não tenha pressa! Manter a fralda à noite não prejudica o desenvolvimento. Além disso, pode evitar frustrações desnecessárias.
A importância do acesso ao banheiro
Para que a criança possa se controlar à noite, ela precisa ter autonomia para chegar ao banheiro.
Por isso, para o desfralde noturno, é essencial que ela já tenha saído do berço e durma em uma cama acessível.
Então, deixe um caminho bem iluminado, fique à disposição para o seu filho te chamar (se for necessário) e tente manter o penico ou vaso sempre à vista.
Quando trocar a fralda por roupa íntima?
Você deve começar a pensar nessa troca quando a criança acordar seca por pelo menos três noites seguidas. Mesmo assim, é super normal que aconteçam alguns acidentes.
Além disso, uma forma de envolver a criança no desfralde noturno é deixá-la escolher a nova cueca ou calcinha. Fale também sobre como esse é um passo importante e crie entusiasmo pelo novo hábito.
Dicas para facilitar o processo
Alguns cuidados simples podem ajudar muito no desfralde noturno! Por exemplo, incentive idas ao banheiro ao longo do dia e diminua o volume de água da criança progressivamente de manhã até a noite.
Outra boa medida é levá-la ao banheiro meia hora antes de ela ir deitar e novamente logo antes de apagar a luz. Proteja também o colchão com capa impermeável e tenha roupa de cama extra por perto.
E lembre-se: nunca brigue ou envergonhe seu filho por acidentes. Isso só aumenta a ansiedade e atrasa o processo!
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- O que causa terrores noturnos em crianças e como ajudá-las a dormir melhor
- 10 truques para sobreviver a uma ida ao supermercado com crianças pequenas








