- “Ordenhar a mama ajuda a desempedrar o leite?” – Adriane, mãe de Mayara
- “Ordenhar o leite é vida. Eu tinha muita dor antes de procurar minha médica e ter essa dica.” – Amanda, mãe de Ana Julia
- “Amamentação é uma adaptação entre mãe e filho.” – Monica, mãe de Levi
Costumo ouvir muito essa frase nos primeiros dias de aleitamento, naquela fase em que o leite desceu e as mamas podem estar cheias, quentes, e ligeiramente desconfortáveis, a famosa apojadura. Minha resposta costuma ser: depende!
![Seios](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/httpswww.paisefilhos.com_.brmediauploadslegacyf30b0af53a803a58db40fb6095d9e9e4a8439f8456.jpg)
Explico: de fato a preocupação com as mamas ingurgitadas ou empedradas como costumam falar é legítima, sim, é possível que a condição se agrave trazendo intercorrências indesejáveis como fissura mamilar, mastite, abcesso, obstrução de ducto, entre outras. Porém sabemos também, que a ordenha estimula e pode fazer o quadro permanecer por mais tempo ou até mesmo se agravar, por isso que claro, nada substitui a orientação individualizada para quem amamenta com avaliação também do bebê, pois muitas variáveis devem ser levadas em consideração.
Mas para uma orientação mais geral e abrangente eu levantaria dois pontos importantes: o grau de desconforto e como a mama fica após a mamada. Se você sente dor, mamas muito quentes, sensação de mal-estar geral é importante esvaziar as mamas e procurar ajuda profissional. Em relação à avaliação pós-mamada, funciona assim: se as mamas estão muito cheias, desconfortáveis, mas após a mamada você as sente molinhas e confortáveis, seu corpo está se ajustando à demanda do seu bebê e a sua produção, estamos no caminho.
Um top mais apertado entre as mamadas pode ajudar para que o ajuste seja mais rápido. Agora, se após as mamadas continua desconfortável ou pouca coisa mudou, você pode ordenhar o mínimo possível para trazer conforto e sempre dar preferência pela ordenha manual, pois neste momento o risco de fissura mamilar decorrente do uso de bomba aumenta.
A avaliação das mamas antes de oferecer ao bebê é muito importante nesta fase inicial, pois é comum que a região da aréola e mamilo se encontrem cheios de leite e mais endurecidos, dificultando a pega correta, o esvaziamento da mama e assim além de não resolver o ingurgitamento, piora.
Novidade na área
A linha TUDO da Ri Happy traz uma verdadeira democratização dos blocos, explorando diversas habilidades das crianças