No último domingo, 30 de junho, a modelo Andressa Suita publicou um vídeo no Instagram mostrando o filho Gabriel, de 7 anos, dirigindo o carro ao lado do seu irmão mais novo, Samuel, que tem 5 anos. Na postagem, nenhuma das crianças parece estar usando o cinto de segurança, e em determinado momento, o caçula fica em pé, colocando a cabeça para fora do teto solar, enquanto Andressa está no banco de trás.
Andressa Suita, esposa de Gusttavo Lima, postou um vídeo do filho Samuel, de 7 anos, dirigindo um carro em frente à casa, com o irmão Gabriel, de 6 anos, no banco do passageiro. pic.twitter.com/YufMhOkzUT
— Péricles Mendel (@periclesmendel) July 1, 2024
Depois da análise das imagens, a Polícia Civil concluiu que não houve violação ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nem ao Código Penal. “Após análise das imagens e circunstâncias do local em que mostram duas crianças supostamente dirigindo um veículo em uma propriedade privada, não aberta à circulação, concluiu-se que não houve violação ao Código de Trânsito Brasileiro e ao Código Penal”, explicaram.

Mesmo que a ação de Andressa Suita e Gusttavo Lima deixarem o filho de 7 anos dirigir o carro sozinho não tenha sido considerado crime, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) publicou uma nota de repúdio ao vídeo. Isso porque a ação pode incentivar que outras pessoas tenham a mesma atitude em vias públicas e causem acidentes.

Especialistas no trânsito informaram que pela ação ter acontecido dentro de uma propriedade privada, os órgãos de trânsito não tem poder de atuação ou fiscalização, porém, se o vídeo fosse gravado em uma via pública, Andressa Suita teria infringido pelo menos três artigos, o uso obrigatório de cadeirinhas, entregar o carro para uma pessoa sem Carteira Nacional de Habilitação para dirigir e confiar a direção do veículo a pessoa sem condições de conduzi-lo com segurança.