Muitas vezes nas leituras com casais e seus bebês que acabaram de nascer, sempre vem a questão: o que preciso fazer para ajudar meu bebê a lidar com os desafios dele que vem pela frente? A minha resposta é sempre: cuide com amor dos seus desafios e se cure porque o movimento de curar é passado adiante da mesma forma que as feridas não curadas também são.

Pode existir muitas vezes culpa e insegurança frente a essa educação. Mas é possível viver, educar e criar de forma criativa e leve. Quando reconhecemos o nosso lugar na triangulação essencial – homem/mulher x pai/mãe x filhos e quando cortamos lealdades a histórias de dores que nossos pais viveram conseguimos ter ações práticas, transformadoras e curativas.
“Se os pais fossem perfeitos, por exemplo, se a mãe fosse o ideal, não seríamos capazes de viver, não teríamos força para viver. Somos capazes de viver porque nossos pais têm falhas”, disse Bert Hellinger. Pais são os unicamente possíveis e unicamente certos para seus filhos. Pais também têm suas falhas, como todos os seres humanos, estão limitados em suas possibilidades devido a sua origem e a sua história e principalmente por sua culpa, inseguranças e medos pessoais.
Na Astrologia Sistêmica e Familiar podemos olhar os pontos Kármicos, feridas e sombras que trazemos para que as dores não sejam reproduzidas em nossos descendentes. Quer ver um exemplo? Karma em Libra: padrão de repetição ligado aos casamentos com sofrimento ou em desequilíbrio, dificuldades de compromissos que gera uma dor de abandono e em consequência uma máscara de exclusão.
Aqui o processo seria se desligar das histórias dos outros e seguir seu caminho trabalhando a reconciliação, colocando seus limites, se dando apoio e presença e assim se permitindo se relacionar sem medo. Que tal checar onde você tem esse ponto no seu mapa natal? Aqui um breve resumo do desafio do Karma nos Signos:
- Karma ou Nodo Sul: memórias que trazemos e lealdades invisíveis
- Karma Áries: sair de emaranhados nas histórias de agressividade, crimes, violência para valorizar o amor e a vida
- Karma em Touro: sair de emaranhados nas histórias relacionadas ao medo de não sobreviver, da falta de segurança e se permitir confiar e fluir na espiritualidade.
- Karma em Gêmeos: sair de emaranhados nas histórias relacionadas a medo de compromisso e falta de comunicação para confiar em si mesmo e com foco se comprometer
- Karma Câncer: sair de emaranhados nas histórias relacionadas a perdas gestacionais e tristezas do feminino para adquirir maturidade emocional
- Karma Leão: sair de emaranhados nas histórias de conflitos egoicos, autoritarismo ou narcismo e se permitir brilhar com autenticidade em grupos.
- Karma Virgem: sair de emaranhados nas histórias relacionadas a doenças ou de preocupações excessivas na busca por perfeição para viver com fé e compaixão.
- Karma Libra: sair de emaranhados nas histórias dos casamentos em desequilíbrio para criar uma nova história em relacionamentos
- Karma em Escorpião: sair de emaranhados nas histórias de lutos, perdas, abusos ou traições para se conectar a alegria e prazer de viver com prosperidade
- Karma em Sagitário: sair de emaranhados nas histórias relacionadas a injustiças ou problemas sociais, políticos e imigração para buscar sua verdade, saindo de idealizações para partilhar com leveza
- Karma em Capricórnio: sair de emaranhados nas histórias relacionadas a medos de fracasso ou perdas profissionais e se conectar com a suas origens, ancestralidade, raízes para ir além.
- Karma em Aquário: sair de emaranhados nas histórias relacionadas a exclusões e buscar seu próprio destino horando o passado como foi.
- Karma em Peixes: sair de emaranhados nas histórias relacionadas a dores, depressões, decepções para viver uma rotina de bem-estar e naturalidade.
Olhar para histórias que nos emaranhamos, contextualizar no momento presente para compreender a importância dos vínculos familiares, o que repetimos sem perceber é ter o poder de não ser mais vítima das mesmas histórias e poder se reconectar à dons herdados, habilidades desenvolvidas e essência, e assim não passando adiante dores para seus descendentes. Pais sempre serão os Certos! Mas Pais Conscientes fazem sua lição de casa antes de cobrarem os filhos a fazerem a deles.