Gal Costa morreu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro. A cantora baiana foi vítima de um infarto fulminante. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora.
“É com pesar que confirmamos o falecimento da cantora Gal Gosta, na manhã dessa quarta-feira, 09, em São Paulo. Gal Costa sofreu um infarto em sua casa e não resistiu. Pedimos respeito e compreensão nesse momento de luto”, informou.
Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

A cantora era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve sua participação cancelada. Segundo a equipe de Gal, ela estava se recuperando após a retirada do nódulo e ficaria fora dos palcos até o final de novembro.
A cirurgia tinha acontecido em setembro, pouco após sua apresentação em outro festival de música em São Paulo, o Coala. Este foi o último show da cantora.
Ela estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”, em que relembrava grandes sucessos dos anos 80 da MPB. “Açaí”, “Nada mais”, “Sorte” e “Lua de mel” são algumas das músicas do repertório.
Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida no mundo como Gal Costa, nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador, na Bahia. Ela marcou a história da música como um dos maiores nomes da MPB, passando por diversas gerações. Gal foi eleita como a sétima maior voz da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil em 2012.