A partir da madrugada desta sexta-feira, véspera de Natal, 24 de dezembro, está disponível um formulário de consulta pública para que toda a população brasileira possa opinar sobre alguns aspectos ligados à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19.

O documento foi liberado pelo Ministério da Saúde e estará aberto para ser preenchido até o dia 2 de janeiro por qualquer pessoa. Contudo, menos de 24 horas após a divulgação, algumas pessoas relataram instabilidade no sistema, e, por isso, não estão conseguindo responder. O site alega que já recebeu o máximo de respostas possível.
No documento, o Ministério traz informações e dados sobre a Covid-19 no Brasil, e depois questiona o que você pensa de tópicos como: carteira de vacinação para que crianças possam frequentar escolas ou outros estabelecimentos comerciais e a priorização de vacinação para crianças com comorbidades.
No texto, a previsão é que as vacinas cheguem no país em 10 de janeiro. E assim a ordem de vacinação deve ser: crianças com deficiência ou comorbidades; crianças que moram com outras pessoas que têm comorbidades; crianças sem comorbidades, iniciando com 10 e 11 anos e assim em diante.
A vacina da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a partir dos dados divulgados até este momento. Acesse o documento aqui.