Sam Baker, de 8 anos, conquistou a internet depois de ter quebrado um recorde único: ele se tornou a pessoa mais nova do mundo a escalar o topo de uma montanha e vencer a íngreme escarpa rochosa do El Capitan, no parque nacional de Yosemite, nos Estados Unidos!

O menino passou a subir o penhasco ao lado de seu pai, Joe Baker, durante a última terça-feira, 25. Querendo chegar em seu objetivo, ele também conseguiu o apoio de uma equipe. A subida ocorreu durante o dia e as noites foram passadas em estruturas provisórias, semelhantes às redes, na face da rocha.
“Estou tão orgulhoso de Sam. Ele se tornou o mais jovem alpinista a subir, com o auxílio de cordas, o El Capitan. Em alguns anos ele pode estar de volta, quebrando mais recordes“, escreveu Joe Baker em uma publicação realizada na rede social Facebook.

Em entrevista ao veículo CNN, a mãe do menino, Ann Baker, relatou que apoiou a aventura: “Ele parece muito feliz por estar lá em cima e os ânimos estão altos”, brincou ela. Antes de Sam, Selah Schneiter, de 10 anos, era o dono do recorde ao ter escalado a montanha 3 anos atrás.
Polêmica envolvendo a conquista
Segundo o veículo inglês The Guardian, a ‘escalada’ não seria válida, já que alguns alpinistas teriam dito que o método popularmente chamado de ‘jugging’ – ou subida por corda – não seria aceita, já que o alpinista utiliza a corda para subir e, de tal forma, acaba não interagindo com a rocha.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!
Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!
