• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Instituto Lado a Lado pela Vida lança nova campanha de conscientização contra o HPV com apoio da Pais&Filhos

Por Redação Pais&Filhos
03/12/2021
Em Família
A única forma de prevenção adequada é a vacina

A única forma de prevenção adequada é a vacina ThinkStock

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é o vírus causador de diversos tipos de câncer, entre eles o de colo do útero, que anualmente é o responsável pela morte de mais de 9 mil brasileiras. A campanha do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) leva a conscientização sobre a importância da vacina contra o HPV que não só já existe, como está disponível gratuitamente na rede pública, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

“A população sempre esteve ávida pela descoberta de uma vacina contra o câncer e não se atenta que já existe uma para vários tipos de tumor e, além de tudo, é oferecida gratuitamente pelo nosso Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacina HPV é capaz de proteger contra várias doenças causadas pelo vírus, como verrugas genitais, câncer de vulva e vagina, de pênis, ânus, orofaringe e boca”, destaca Marlene Oliveira, presidente do LAL. Fundado em 2008, o instituto é uma organização social brasileira que tem como missão mobilizar e engajar a sociedade para ampliar o acesso aos serviços de prevenção e tratamento de câncer, e mudar o cenário da saúde no Brasil.

De acordo com o Global Cancer Observatory, da Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente são diagnosticados mais de 17 mil casos de câncer de colo do útero no Brasil, que causam mais de 9 mil mortes, sendo a maioria delas, de mulheres na faixa etária dos 50 anos, que desenvolvem a doença por não terem tido a oportunidade de receber a vacina. Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2020, a primeira dose da vacina HPV, foi aplicada em cerca de 70% das meninas de 9 a 14 anos e em pouco mais de 40% dos meninos de 11 a 14 anos. Na segunda dose, os índices foram de aproximadamente 40% e 30%, respectivamente.

O câncer de colo de útero é responsável pela morte de 9 mil brasileiras anualmente
O câncer de colo de útero é responsável pela morte de 9 mil brasileiras anualmente (Foto: Getty Images)

Em parceria a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), revista Pais & Filhos e Instituto Palavra Aberta, o LAL promoveu a campanha “Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem”, incentivando adolescentes e suas famílias a aderirem à imunização contra o HPV.

LeiaMais

Bebê com dentes nascendo.

Como acalmar seu bebê à noite quando os dentes estão nascendo?

6 de novembro de 2025
Espermatozoides em fundo azul.

Como os remédios afetam a quantidade e a qualidade dos espermatozoides?

6 de novembro de 2025
Bebê que costuma espirrar bastante.

Entenda por que o seu recém-nascido pode espirrar tanto

5 de novembro de 2025
Criança subindo em uma balança, representando a obesidade infantil.

Pela primeira vez, há mais crianças obesas do que desnutridas no mundo

4 de novembro de 2025

Evento online

Como parte desta nova campanha, o LAL realiza no dia 9 de dezembro, o “Simpósio Nacional Câncer por HPV: o Brasil pode ficar sem”, que será online, com a participação de especialistas do Brasil e do exterior. O evento será conduzido pela presidente da instituição, Marlene Oliveira, e terá mediação da jornalista especialista em temas de família, Andressa Simonini, editora-executiva da revista Pais & Filhos e filha de Branca Helena e Igor.

Entre eles estarão presentes o Juarez Cunha, presidente da SBIm; Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP e diretor da SBIm; Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta; e François Uwinkindi, médico epidemiologista, que atuou na coordenação do bem-sucedido programa de imunização de meninas em Ruanda, na África.

Cristo Redentor

No dia 10 de dezembro, o Instituto ainda promove, em parceria com o Santuário Cristo Redentor, a iluminação do monumento, no Rio de Janeiro, para marcar o início das ações e divulgar a proposta de criação do Dia Nacional de Luta Contra o HPV. “Com essa iniciativa, buscamos alertar os adolescentes e seus familiares sobre a necessidade da imunização, para que possamos reduzir drasticamente no Brasil a incidência dos cânceres causados por HPV, em especial o câncer de colo do útero. A ampla cobertura vacinal é fundamental para mudar o cenário da doença no país”, aponta Marlene. A campanha pretende engajar os pais e responsáveis, e esclarecer que a vacina deve ser aplicada o mais cedo possível, a partir dos 9 anos de idade.

“Países que conquistaram altas coberturas vacinais entre os adolescentes, registram queda na incidência de câncer de colo do útero. Na Inglaterra, já foi verificada uma redução de 87% dos casos, sobretudo em mulheres vacinadas na adolescência. A vacina HPV é comprovadamente segura e eficaz na prevenção das infecções pelo papilomavírus humano, das verrugas genitais às lesões precursoras dos cânceres associados a esse vírus”, afirma Juarez Cunha.

Renato Kfouri acrescenta que “a vacinação contra o HPV é a medida mais efetiva no combate ao câncer do colo do útero”. O médico também destaca que a SBP recomenda enfaticamente a vacinação de todos os adolescentes. “A probabilidade de infecção por HPV em algum momento da vida é de 91,3% para homens e 84,6% para mulheres. Mais de 80% das pessoas de ambos os sexos contraem o vírus, antes dos 45 anos de idade. Portanto, vacinar é de grande importância”, defende.

Tags: câncerHPVpf no instapfnoinstaSaúdevacinavírus
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
O desenho de Murilo homenageou a profissão dos garis

Garoto homenageia garis durante Semana da gratidão na escola: “Vocês são muito especiais pra mim”

Receita de torta cremosa de frango.
Família

Receita simples e deliciosa de torta cremosa de frango

Por Beatriz Men
6 de novembro de 2025
0

Se você está procurando uma receita prática e saborosa para reunir a família em torno do almoço ou jantar, a...

Leia maisDetails
Menina aprendendo a tocar violão em casa

Educação musical infantil: será que vale a pena investir desde cedo?

6 de novembro de 2025
Criança sentada no sofá, usando fones de ouvido e mexendo no celular

O Discord é seguro para crianças? O que pais precisam saber sobre a plataforma

6 de novembro de 2025
Prato com biscoitos amenteigados de diferentes formatos

Receita de biscoito amanteigado recheado de brigadeiro

6 de novembro de 2025
Megafone representando os impulsos infantis.

5 formas de ajudar seu filho a controlar impulsos

6 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.