Chiquinha, personagem do clássico desenho “Chaves”, entrou para o Guinness book na nova edição do livro. Interpretado, por 48 anos, por María Antonieta de Las Nieves, a personagem é um sucesso marcado. Conhecida por seu choro escandaloso e exageros, a Chiquinha é parte essencial das produções latino-americanas na TV e está entre as personagens mais memoráveis de todas.
Em entrevista, Carlos Tapia, do Guinness Book fala sobre a importância e história da personagem. “A Chiquinha é uma personagem altamente reconhecida em vários países da América Latina e no mundo. A experiência e extensa trajetória são inquestionáveis, já que durante décadas, gerações após gerações cresceram e desfrutaram da sua personagem”, afirma.

O recorde que Antonieta levou é o de “Mais longa carreira como atriz no mesmo papel infantil”, conforme anunciado no Instagram oficial da organização. A mexicana é reconhecida por interpretar Chiquinha de 20 de junho de 1971 até março de 2020.
Também em suas redes sociais, a atriz agradeceu pelo prêmio. “Estou muito honrada de ter recebido pela primeira e única vez na minha vida o recorde do Guinness, conta em vídeo. Graças à minha Chiquinha, tenho este maravilhoso reconhecimento que me enche de alegria e satisfação”, acrescenta ainda. Apesar do fim série “Chaves”, a atriz continuou dando vida para Chiquinha na turnê de despedida pela América Latina.