Uma criança de 5 anos incendiou uma casa na Rua Ararás, no Jardim America IV, em Várzea Paulista, no interior de São Paulo, após brincar com um isqueiro, neste domingo, 11 de setembro. De acordo com a Defesa Civil, o fogo de alastrou rapidamente e dois cômodos ficaram totalmente destruídos depois de a criança colocar fogo em um papel enquanto brincava.

Em um vídeo divulgado pela Defesa Civil, é possível ver o teto de um dos cômodos destruído e cedendo, além de vários pedaços de madeira e móveis completamente queimados. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido. O Corpo de Bombeiros foi acionado e foi até o local, onde controlou as chamas. A residência ainda está interditada pela Defesa Civil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, só nos quatro primeiros meses de 2021, mais de 6.400 crianças e adolescentes com menos de 15 anos foram hospitalizados vítimas de queimaduras no Sistema Único de Saúde (SUS). Três a cada 10 vítimas de queimaduras no Brasil é criança, por isso é necessário manter sempre o cuidado.

O corpo de Bombeiros alerta para a questão de acidentes domésticos e orienta os pais das crianças a ficarem atentos com os filhos e também adotarem medidas preventivas, como não deixarem materiais que possam causar incêndio ou inflamáveis ao alcance das crianças. É importante ressaltar que isqueiros, fogão, chapinha e itens que usamos durante o dia a dia pode provocar um acidente antes mesmo que percebamos.
Em caso de incêndio, o primeiro a se fazer é tirar as pessoas daquele ambiente, depois acionar o Corpo de Bombeiros, passar todas as informações e após isso, se tiver extintores de incêndio e conhecimento para utilizá-los, deve fazer o combate ao fogo se ainda estiver no estágio inicial.








