Em um episódio recente que trouxe ansiedade e preocupação, Ary Mirelle, influenciadora digital, veio a público compartilhar uma experiência pessoal marcada pela luta de seu filho Jorge contra a bronquiolite. Fruto de seu relacionamento com o cantor João Gomes , o pequeno Jorge, com apenas quatro meses de idade, enfrentou um sério desafio de saúde que alarmou a família.

Através de sua plataforma no Instagram, Ary fez questão de relatar os momentos de tensão vivenciados. Ela revelou que o diagnóstico do filho desencadeou uma corrida por assistência médica especializada, incluindo pediatras, fisioterapeutas e pneumologistas, demonstrando a complexidade e gravidade da situação. “Aconteceu de meu bebê ter bronquiolite, e eu me via desesperada. Eu não falei nada aqui até que ele melhorasse. Eu queria um fisioterapeuta, uma pediatra, um pneumologista perto do meu filho o tempo todo, e graças a Deus tive assistência. Eu tava desse jeito [chorando] todo dia, perdendo minhas forças e pedindo ajuda a Deus toda”, confessou Ary ao detalhar os dias difíceis enfrentados até a recuperação de Jorge.
Apesar dos desafios, a influenciadora anunciou que o pequeno conseguiu superar a doença, graças ao acompanhamento médico adequado e ao cuidado incessante em casa. O alívio veio após um período de intensa angústia para a família, que precisou se adaptar para proteger Jorge de novas contaminações, especialmente após um contato inicial com sua irmã que apresentava sintomas de virose.

Bronquiolite: o que é, principais sintomas e como prevenir essa doença
O médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, Dr. Claudio Len, é nosso braço direito para falar sobre saúde das crianças. Na coluna “Dr. Claudio responde” da última edição da revista Pais&Filhos, o especialista contou tudo o que você precisa saber sobre bronquiolite. Veja a seguir!
“’Minha suspeita é de bronquiolite’. Quando faço este diagnóstico no consultório percebo que os pais ficam preocupados. Procuro acalmá-los rapidamente, explicando que, na maioria dos casos, esta doença não é complicada e que em alguns dias os seus filhos estarão bem”, diz o médico.

A palavra bronquiolite vem do grego (bronchion = brônquio + itis = inflamação). Esta doença é causada por vírus respiratórios, sendo o mais comum deles o vírus sincicial respiratório. De um modo geral, acomete crianças até os dois anos de idade e os sintomas costumam ser mais intensos nos bebês com menos de 6 meses.
Os sintomas iniciais são os de um resfriado comum, como coriza, irritabilidade e em algumas situações febre baixa. Depois de dois a três dias o vírus vai para os brônquios, que ficam inflamados e mais fechados, e há uma intensa produção de muco. Nesta fase, as crianças ficam irritadas, chiam, tossem muito e ficam desconfortadas, com dificuldade para respirar. A respiração lembra a de um “cachorrinho” que correu muito.
Neste momento os pais devem procurar assistência médica sem hesitar, de preferência em um pronto-socorro. Em algumas ocasiões podem ser realizados testes para pesquisas de vírus, o que ajuda no acompanhamento médico; de um modo geral o tratamento é feito em casa, mas em cerca de 2% dos casos há necessidade de internação para hidratação, oxigenioterapia e fisioterapia respiratória.