A futura mãe expressou seu desejo de amamentar de forma exclusiva assim que seu bebê nascesse, mas afirmou que sua sogra lhe disse que “precisa ter uma mamadeira e fórmula”, já que ela tinha dito o quanto gostaria de alimentar seu neto ela mesma.
Não querendo causar nenhuma tensão familiar, a mãe ficou preocupada que sua sogra esteja tentando “assumir” o papel de mãe do bebê em seu lugar – e perguntou se está sendo irrazoável ao se manter firme e querer o aleitamento materno exclusivo.
Ela foi ao Mumsnet, um fórum para pais do Reino Unido, para buscar alguns conselhos de outras pessoas. Em uma postagem anônima, ela disse: “Eu planejo amamentar exclusivamente e tenho esse plano desde antes de meu marido e eu concebermos. Minha sogra veio hoje quando meu marido estava no trabalho e me disse que eu preciso ter uma mamadeira e fórmula.”
A mulher afirmou que sua sogra “quer desesperadamente” alimentar seu bebê assim que ele nascer, mas declarou que “quer amamentar” e disse que sempre quis isso. Na postagem acrescentou: “Eu tenho amigos que alimentam exclusivamente com fórmula e isso é totalmente aceitável, eles têm razões médicas para não amamentar, e eu entendo que algumas pessoas não querem ou não podem amamentar”. “Eu sinto que minha sogra quer tomar meu papel como mãe do meu bebê. Estou sendo irrazoável?”, concluiu a postagem.
Muitas mães foram rápidas em dar suas opiniões e disseram para que ela se mantesse firme e estabelecesse alguns limites. Uma usuária do Mumsnet escreveu: “Seu bebê, suas regras. Ela não pode te impedir de amamentar, mas você precisa acabar com as expectativas dela agora – apenas diga a ela que você planeja amamentar exclusivamente pelo maior tempo possível e não entre em nenhuma discussão sobre isso”. Outra disse: “Claro que você não está sendo irrazoável. Você planeja amamentar e ponto final. Seja bastante firme com ela. Além disso, peça o apoio do seu marido. Em algum momento você pode expressar um pouco de leite para congelar e guardar para quando for sair; ela pode alimentar o bebê então.”