Becky Flower deu à luz ao seu filho Sol em março de 2023, e desde o seu nascimento, ela dizia que ele era o “bebê mais fácil” de cuidar, pois nunca chorou. Porém, depois de algum tempo, ela e o seu parceiro, Damien Stephens, perceberam um problema na visão do filho, quando notaram o olho esquerdo do bebê mudando de formato.
Ao levar o bebê Camborne Redruth Community Hospital, foram encaminhados ao departamento oftalmológico especializado. Após uma ressonância magnética, Sol foi transferido para o Hospital Infantil de Birmingham, onde uma biópsia revelou que ela tinha um tumor mesenquimal mixóide primitivo atrás do olho – um sarcoma raro que afeta bebês.
Créditos: Arquivo pessoal
Sol passou por quatro rodadas de quimi0terapia e sete cirurgias – incluindo biópsias e duas operações – onde removeram o olho e o tum0r. O cirurgião só conseguiu remover 95% do tum0r e Sol está prestes a iniciar a terapia, um tipo de radioterapia que utiliza um feixe de prótons de alta energia para atingir o tumor.
Becky, mãe de Sol, contou sobre o início do processo, “Os olhos dele não combinavam. Fomos fazer uma avaliação no centro comunitário e eles mencionaram o olho dele também, Sol tinha apenas cinco meses e eles fizeram uma ressonância magnética.”, disse ela. A mãe também disse que ficou em estado de completo choque após a descoberto do estado de saúde do filho.
Lesões oculares em crianças – (Foto: Getty Images)
Becky e Damien notaram que o tum0r voltou a crescer depois que seu olho começou a mudar de forma e Sol precisaria de quimi0terapia no Hospital Infantil de Bristol. “Dias depois, ele começou sua primeira rodada de quimi0terapia.”, disse a mãe
De acordo com os pais, Sol fará terapia todos os dias durante seis a sete semanas, pois a quimioterapia não estáconseguindo reduzir o cânc3r e uma nova cirurgia é algo muito p3rigoso pelo seu tempo de vida. Becky e Damien também criaram uma página JustGiving para apoiá-los, já que ambos tiveram que faltar ao trabalho para cuidar de Sol em tempo integral.
Cânc3r ocular atinge crianças de até 5 anos
Frases que podem ensinar seu filho sobre educação financeira – (Foto: Getty Images)
A gente não gosta de falar de assunto difícil. mas não tem jeito. Tem horas que a gente precisa encarar. Hoje é o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. É importante você saber porque, de acordo com o Ministério da Saúde, esse cânc3r é responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil.
O retinoblastoma é um tipo de tum0r malign0 que se desenvolve na retina, pode ser hereditário ou não, causar cegueira ou até levar à m0rte. Por isso, a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Cânc3r, promove uma forte campanha de conscientização e prevenção com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre a doença já que, se diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos.
Tiago Leifert faz desabafo sobre diagnostico de cânc3r da filha e fala sobre evolução no tratamento
Reprodução/ Instagram
Durante o dia 11 de dezembro, o jornalista e apresentador Tiago Leifert fez uma participação no programa da Rede Globo ”Domingão do Huck”. Na ocasião ele falou sobre como está a evolução do tratamento da filha, Luade 2 anos, que foi diagnosticada com retinoblastoma, um cânc3r raro no olho. Além disso, ele também relembrou como era a época que ele ia para os estúdios Globo para trabalhar.
“Eu tentei bloquear o meu coraçãozinho quando eu entrei aqui porque eu fui arrancado daqui no ano passado por circunstâncias da vida”, contou o pai de Lua. Tiago decidiu deixar a emissora por conta do cânc3r da filha.”Voltar nesse palco é esquisit0 porque eu trabalhei muitas vezes aqui. Eu acho que vou me emocionar muito depois, mas foi bom voltar porque a vida deu uma melhorada”, afirmou ele.