FA.MÍ.LI.A
- 1. O conjunto de parentes de uma pessoa;
- 2. Grupo de pessoas com relação de parentesco que vivem sob o mesmo teto;
- 3. Pessoas cujas relações foram estabelecidas pelo casamento, por filiação ou pelo processo de adoção;
- 4. Conjunto de pessoas que têm um ancestral comum.
Isso é o que você encontra caso tenha a curiosidade de pesquisar a palavra “família” no dicionário. Mas nós sabemos que esse termo tem uma definição muito mais ampla, vai muito além, é sobre amor e vínculo. Não à toa aqui na Pais&Filhos, a gente defende: família é tudo, seja a família que for.
![Corações coloridos](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/ploads20240517-seminario-paisefilhos-familia-e-tudo-seja-a-familia-que-for.jpg)
E se esse lema já nos acompanha há tanto tempo e é reforçado a cada história que escutamos, experiências que compartilhamos, em palavras e gestos, nada mais justo do que expandir esse debate no maior evento sobre parentalidade do Brasil. Esse é um convite para você embarcar com a gente no nosso próximo Seminário. Bora?
Família é a instituição social mais antiga criada pela humanidade, é aquela relação criada no susto, na rotina, no se vira nos 30, no olhar, no toque, e no se permitir. Antes mesmo de aprender o signi cado dessa palavra, a gente já sente. Por isso, chega a ser egoísta reduzir a imensidão da forma humana de se relacionar a uma simples forma tradicional. Porque mais do que um conceito preestabelecido, família é sobre sentimento e apoio. Isso precisa ficar claro.
Conexão de almas
Um estudo levantado pelo SPC Brasil apontou que 69% dos brasileiros defendem que a felicidade está mais relacionada a passar tempo em família do que com dinheiro. Os últimos censos demonstram que as famílias estão cada vez mais diversas, plurais e complexas no nosso país. Porém é importante não romantizar essa relação. A maternidade e paternidade são das jornadas mais (se não as mais) desa adoras da vida. É complexo, é necessário se desprender das amarras, ser vulnerável, encarar talvez os seus maiores medos de frente.
Mas se criar filhos é algo tão complexo e desafiador, por que continuamos nos tornando pais e mães? Para Marcos Piangers, jornalista e colunista da Pais&Filhos, pai de Anita e Aurora, que mais uma vez irá palestrar no evento, a resposta é simples: o amor. “Existe uma vontade dos nossos genes se eternizarem. De alguma forma, a gente tem essa pressão biológica para continuar tendo filhos. Agora, vale a pena? Porque tem problema, dificuldade, culpas e medos. Porque a gente se desa a e se enxerga nos nossos filhos, nos conhecemos melhor nesse processo, nascemos junto com o filho. Nasce um novo casal, uma nova mãe e um novo pai. E esse é um processo de humildade, autoconhecimento, evolução, silêncio, paciência, fortalecimento, inteligência emocional, comunicação. Tem muitos pontos positivos. Em geral, o que faz mesmo valer a pena é a tentativa. O desafio nos traz um sentido de propósito e realização. No caso dos filhos, você descobre uma outra pessoa para amar profundamente pelo resto da sua vida”, justifica.
Porém, é muito importante ressaltar que você não precisa nem deve passar por tudo isso sozinha ou sozinho. Como já conversamos, família envolve muitas pessoas (que muito mais que um laço sanguíneo, carregam um laço de amor), por isso conte com elas, peça ajuda, seja presente, faça questão de reunir, de manter próximo (mesmo que à distância).
![Corações coloridos](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/40517-seminario-paisefilhos-tema-familia-e-tudo-seja-a-familia-que-for.jpg)
Independentemente da sua família, uma coisa é certa: é aquele vínculo para a vida. A escritora Lisa Weeda conseguiu resumir esse sentimento bem: “Ter uma família significa que você é parte de algo muito maravilhoso. Significa que você amará e será amado pelo resto da sua vida, não importa o quê”. É incondicional e por isso, tão difícil de explicar.
Canal da Pais&Filhos no WhatsApp
Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?
Parte de nós
Pesquisas mostram que o convívio familiar traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos, como melhora na qualidade de vida e bem-estar, fortalecimento dos laços, redução no risco de problemas de saúde, aumento da visão de sociedade, colabora no desenvolvimento da personalidade e permite o compartilhamento de tradições e costumes. E nesse sentido, a inversão de perspectiva em ir de filho para pai ou mãe é avassaladora.
Eliezer, influenciador, empreendedor, colunista da Pais&Filhos, pai de Lua, e presença confirmada no Seminário, compartilha a própria experiência: “A paternidade transforma e ensina qualquer um, mas é preciso deixar de lado tudo aquilo que achamos que sabemos sobre a vida e, se deixar ser transformado por ela”.
Família é a base de tudo, aqueles que te ajudam em bons e maus momentos, que convivem, brigam e se desculpam. Acima de tudo, que se amam. É uma realização ser pai ou filho, porque é sinônimo de pertencimento e afeto, afinal, todo mundo veio de alguém, vai gerar novos frutos e a família vai se perpetuando. Pai e filho é aquela conexão para a vida, aquela relação difícil de traduzir em palavras, mas gostosa de viver. Quem é pai aprende com o filho. Quem é filho aprende com o pai. E possivelmente irá passar para o seu filho. É eterno.
Marca na agenda!
Portanto, cada família é única. Todo amor dentro de cada família é único. E dentro de cada singularidade, é na união que fazemos o todo. Você é mais que bem-vindo para debater sobre esse assunto no 17º Seminário Internacional Pais&Filhos – Família é tudo (seja a família que for). Será mais um dia cheio de palestras, bate-papos e mesa-redonda, além dos sorteios, ativações e sacolas de brindes, para compartilhar histórias, aprendizados e dicas! Afinal, estamos juntos na missão de formar famílias mais felizes.
![Saiba como se inscrever no 17º Seminário Internacional Pais&Filhos](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/swww.paisefilhos.com_.brmediauploads20240417-seminario-pais-e-filhos-inscricoes-abertas-9.jpg)
Passo a passo para fazer sua inscrição!
- Entre no site clicando aqui
- Clique em “Comprar Ingressos” no canto direito
- Selecione a quantidade de ingressos que vai querer. Caso tenha um código de desconto promocional, aproveite para inserir ele
- Complete seus dados: nome completo, data de nascimento, gênero, e-mail, telefone e celular
- Clique em “Efetuar pedido”
- Coloque o seu @ do Instagram
- Receba a confirmação pelo o email
17° Seminário Internacional Pais&Filhos
- Data: 21 de junho de 2024
- Horário: A partir das 9h (abertura dos portões)
- Onde: Unibes Cultural