Se você é ligada em Astrologia e sabe tudo sobre signos do zodíaco e mapa astral, provavelmente já ouviu falar em Numerologia – e, por mais que pareçam assuntos parecidos, essas pseudociências são diferentes. A numerologia estuda, como o próprio nome diz, os números, as energias em volta deles e como podem influenciar a vida de uma pessoa com o objetivo de melhorar a nossa relação com o autoconhecimento.
“Costumamos dizer que a Numerologia é a linguagem universal dos números e o que eles representam. Como um oráculo, a numerologia é responsável por trazer um arquétipo da nossa personalidade, alma e, dependendo da profundidade da análise, sobre o futuro”, explica a astróloga e numeróloga Yara Vieira, do Astrocentro.
Da mesma maneira que algumas pessoas tentam planejar a gravidez (ou até mesmo escolher o dia do parto) pensando no signo que o bebê terá, muitos usam a Numerologia para escolher o nome de algo, uma data para eventos importantes ou até mesmo o número de um escritório – então por que não aproveitar essa pseudociência para decidir o nome do seu filho?

“A Numerologia traz a energia dos números para a nossa vida. Quando a usamos para escolher o nome completo do bebê, criamos essa energia para a vida dele, o que é uma ótima maneira de guiar o caminho de realização da criança. Ela envolve diversas áreas, como o número da motivação, impressão e expressão. Estamos falando de traços da personalidade, da forma como vai conquistar seus objetivos e até o sucesso e prosperidade que vai atrair para a sua vida”, explica Yara.
Numerologia e astrologia para escolher o nome do bebê
Embora a Astrologia e a Numerologia sejam diferentes uma da outra, elas se influenciam. “Se analisarmos a forma como a Astrologia é estudada, ela exige a divisão de 12 casas, cada uma com uma energia – assim como a Numerologia traz arquétipos em cada um dos números. Cada um dos 12 meses possui uma energia vinda dos números. Neles, temos 2 signos diferentes, já que na Astrologia o signo muda em média a cada 30 dias – isso pode justificar até porque duas pessoas do mesmo signo acabam tendo atitudes diferentes, dependendo do período em que nasceram. Na Astrologia, chamamos isso de decanato, mas a numerologia poderia justificar também”, diz a especialista.
Para explicar melhor como tudo isso funciona, Yara Vieira listou o número e energia de cada mês do ano, assim como quais signos estão dentro desse período de tempo e como as pessoas nascidas dentro desse espaço expressam sua personalidade. Olha só:
Janeiro – energia 1
Este é um mês de pessoas ativas, que possuem iniciativa para conquistar os seus sonhos e que vivem em busca de conhecimento.
- Capricórnio: Gostam das coisas do seu jeito e possuem forte aptidão para liderança
- Aquário: Vivem buscando a liberdade e independência que sua essência exige
Fevereiro – energia 2
A energia do número 2 é mais simpática e intuitiva. Mas, também pode trazer uma personalidade mais reservada, o que vai resultar em timidez para uns e, para outros, seletividade.
- Aquário: Os nativos que nasceram em fevereiro tendem a ser mais introspectivos e emocionalmente frios
- Peixes: Os piscianos são estudiosos e centrados
Março – energia 3
O número 3 possui a energia da criatividade, diversão e de pessoas que gostam de expor suas ideias – e que as defendem com todas as forças.
- Peixes: Esses nativos já são mais criativos, voltado às artes e que adoram festas
- Áries: Assim como os piscianos, esses arianos adoram socializar e festejar. Mas também são bastante explosivos
Abril – energia 4
A energia desse mês é de liderança, inteligência e humildade, mas também pode trazer pessoas bem teimosas.
- Áries: Esses arianos também são festeiros, mas muito mais responsáveis do que os que nasceram no mês anterior. É por isso que desejam sucesso e tendem a ser personalidades reconhecidas
- Touro: Gostam de luxo, conforto e são bastante teimosos. Mas também costumam ser bem espertos e se dar muito bem profissionalmente
Maio – energia 5
O número 5 representa a comunicação, a união e até a generosidade.
- Touro: Ao contrário dos outros taurinos, eles já gostam de uma festa e são bastante agitados. Mas a teimosia se mantém
- Gêmeos: São espertos, inteligentes e adoram socializar. Mas detestam rotinas e são muitas vezes superficiais
Junho – energia 6
O número 6 é o da emoção, sensibilidade e por isso, as pessoas nascidas nesse período, são muito emotivas, priorizam o amor e até a opinião do outro.
- Gêmeos: Apesar de serem muito racionais e inteligentes, os geminianos nascidos nesse período podem ser mais sensíveis do que se espera
- Câncer: A sensibilidade desses nativos é muito evidente e são os que mais priorizam a opinião de sua família

Julho – energia 7
Pessoas nascidas durante julho, costumam ser decididas, repletas de atitudes e que quando traçam um objetivo da sua vida, vão fazer de tudo para alcançá-los.
- Câncer: Bastante determinada, que se destaca no que faz, mas bastante manipuladora
- Leão: Generosos, sociáveis, mas que sabem que são únicos. E fazem de tudo para se manter nessa posição de destaque
Agosto – energia 8
A energia do número 8 trabalha com racionalidade, disciplina e muita objetividade para as conquistas. As pessoas nascidas neste mês costumam priorizar a ordem em sua vida.
- Leão: Também são divertidos, sociáveis e até generosos. Mas possuem características perfeccionistas e tudo tem de ser do seu jeito. Se não, está errado
- Virgem: São perfeccionistas também, mas são bem mais metódicos e críticos
Setembro – energia 9
A energia desse número é de atenção, equilíbrio e ter prioridade no seu sucesso. Então, as pessoas nesse mês costumam cobrar muito.
- Virgem: São detalhistas, atenciosos e tranquilos. Mas costumam gostar mesmo de socializar e se dedicar a coisas que não façam parte da sua história de sucesso
- Libra: Esse é o signo do equilíbrio e por isso evita muitas confusões. Costuma se culpar pelo que dá errado, mas é bem calmo
Antes de prosseguir com a lista de meses do ano e a energia de cada número, a numeróloga explica: “Na numerologia, a energia dos números vai até o nove. Depois disso, temos apenas o 11 e o 22 que são números especiais e específicos. Porém, ainda temos mais três meses – no caso, dois, já que o 11 ainda possui uma energia única. Outubro e dezembro, 10 e o 12, acabam repetindo as energias dos números um e três, mas de uma forma diferente”.
Outubro – energia 10
Essa soma seria 1 + 0 = 1. Assim, a energia também é de iniciativa. Mas, aqui, é de uma forma mais acelerada e emocional.
- Libra: São pessoas tranquilas e que não gostam de nada exagerado. Mas como possuem muita sorte, costumam se arriscar profissionalmente e dar certo
- Escorpião: São bastante atenciosos e intuitivos, mas não gostam de expor a sua vida. Por isso, cuidam dos excessos
Novembro – energia 11
O número 11 é especial e possui uma energia de sensibilidade, espiritualidade e intuição à flor da pele. É por isso que seus nativos acabam sendo mais inteligentes, críticos e justos.
- Escorpião: Costumam ser misteriosos e autocríticos. Gostam das coisas feitas certas e valorizam a inteligência emocional
- Sagitário: São bastante intuitivos e vivem pela justiça. Não se prendem em coisas fúteis, mas não são muito críticos em suas escolhas
Dezembro – energia 12
A soma desse número também deve ser feita como 1 + 2 = 3. Assim, o três, que traz energia de criatividade e comunicação, nesse caso se fortalece com o dom de sempre ver a perspectiva do outro. Quem nasce em dezembro tende a ser uma pessoa bem empática e carismática, mas que pode ter dificuldade de lidar com os seus problemas internos.
- Sagitário: Criativos, aventureiros e que adoram uma diversão. São bastante sociáveis, mas rancorosos
- Capricórnio: Apesar de serem centrados no futuro e no financeiro, costumam ser pessoas bastante observadoras e que sabem a importância da socialização