O Ministério da Saúde divulgou na última terça-feira, 9 de julho, que o Brasil está com 2.131 casos confirmados de Varíola dos Macacos e 2.363 suspeitos. No entanto, por medo da doença, as pessoas estão atacando os macacos símios no Brasil.
Em São José do Rio Preto, quatro macacos foram levado para o veterinário por conta de sinais de intoxicação. Um dos macacos era filhote e morreu no local. Outros macacos no Parque Ecológico Sul também foram resgatados e todos morreram após o resgate.
Há suspeitas que os animais estão sendo envenenados após a crescente nos casos de varíola dos macacos no país. A OMS e os estudiosos até estão cogitando a ideia de mudar o nome da doença por conta dos ataques contra os macacos.

Segundo o portal Rede Brasil Atual, o infectologista Marcos Caseiro explicou que somente o nome tem ligação com o macaco. “Esse vírus chama Monkeypox porque ele fez (nos animais em teste) umas lesões vesiculares muito semelhante à varíola e ele foi descrito pela primeira vez em 1958 na Dinamarca. O macaco é uma vítima junto com o homem. Temos ouvido falar que as pessoas estão matando macacos. E é uma completa, total e absurda ignorância”.
Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
