• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Faber-Castell inaugura laboratório em escola pública para desenvolver método criativo de aprendizagem

Por Sandra Lacerda
01/10/2021
Em Família
Ambiente de criatividade e inovação da Faber-Castell

Ambiente de criatividade e inovação da Faber-Castell Divulgação

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

As formas de ensinar são diversas, na verdade o que importa é a aprendizagem da criança. Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Arthur Guimarães, em São Paulo, têm experimentado um novo jeito de aprender. A instituição foi a primeira escola pública do país a receber um novo laboratório para o Programa de Aprendizagem Criativa, da Faber-Castell. A simples sala de aula foi transformada em um micromundo de aprendizagem, onde os alunos podem explorar a criatividade e expressar suas ideias de formas diversas.

A Faber-Castell fez a doação de todo o mobiliário e materiais para criar o espaço que funciona como um ambiente de criatividade e inovação. O programa oferece um conjunto de estratégias conectadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para estimular a resolução de problemas e a diversão durante o processo de aprendizagem. Além disso, realiza um processo contínuo de formação com os professores e todo o corpo docente da escola dentro do Programa de Aprendizagem Criativa.

Ambiente de criatividade e inovação da Faber-Castell (Foto: Divulgação)

“O Programa de Aprendizagem Criativa está disponível para contratação e implementação em escolas privadas e públicas, pois entendemos que a criatividade é uma habilidade fundamental para as pessoas no mundo atual e, por meio do Programa, instrumentalizamos e estimulamos esse pensamento criativo de forma estruturada nas crianças, preparando-as para lidar com desafios e serem bem-sucedidas na vida pessoal e profissional”, destaca Bruna Tedesco, Diretora de Inovação e Novos Negócios da Faber-Castell Brasil.

Luciana Souza, diretora da Escola Estadual Arthur Guimarães, diz já ter percebido os resultados reais dessa iniciativa para os alunos. “A criatividade é como um músculo que precisa ser estimulado e desenvolvido constantemente. Acreditamos que o pensamento criativo é capaz de transformar vidas e o mundo”, comenta.

LeiaMais

cenouras

Receita simples de bolo de cenoura: clássico e irresistível

18 de setembro de 2025
cama de criança com um ursinho bege.

A importância do acolhimento após pesadelos

18 de setembro de 2025
Menina com as mãos na frente do rosto com um fundo de lousa.

Medo de ir para a escola: como identificar e o que fazer

18 de setembro de 2025
Porquinho de educação financeira

Como ensinar educação financeira de forma divertida?

18 de setembro de 2025
Crianças podem apender mais quando o ensino é lúdico
Crianças podem apender mais quando o ensino é lúdico (Foto: iStock)

Os alunos são estimulados a desenvolver projetos ligados aos conteúdos curriculares, mas em um ambiente totalmente inovador, onde são estimulados a usar a criatividade. Para alcançar esse objetivo, a metodologia é baseada em quatro pilares, que ajudam a direcionar as atividades:

  • Projeto: A aprendizagem é melhor quando trabalhamos ativamente em projetos concretos que possam ser compartilhados com outras pessoas. Esses projetos podem ser os mais diversos: protótipos, jogos de computador, um castelo na areia ou uma peça de teatro, por exemplo.
  • Paixão: Quando as pessoas trabalham em projetos pelos quais têm interesse, elas se esforçam mais, persistem diante dos desafios e, consequentemente, aprendem mais nesse período.
  • Parceria: O desenvolvimento de projetos só é possível quando se faz parte de um ambiente social positivo, com pessoas compartilhando ideias, colaborando e ajudando no trabalho umas das outras.
  • Pensar brincando: Aprender envolve experiências lúdicas, ou seja, manipular diferentes materiais, testar coisas novas e limites e assumir riscos sem ter o receio de errar.
Tags: aprenderaprender brincandoaprender e brincarCriançaEducaçãoeducarensinoEscolaFaber-Castell
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Alice arrasou no planejamento

Alice prova que é organizada ao aparecer planejando faxina do fim de semana

Corpo de três bebês são encontrados semanas após moradora ser despejada
Ronda

Corpo de três bebês são encontrados semanas após moradora ser despejada

Por Marilia Navarro
18 de setembro de 2025
0

Uma cena chocante abalou a cidade de Sharon, na Pensilvânia (EUA), após a descoberta dos corpos de três bebês dentro...

Leia maisDetails
cenouras

Receita simples de bolo de cenoura: clássico e irresistível

18 de setembro de 2025
Menina vendo a barriga da mãe que está grávida

Chegada de um novo bebê! E agora?

18 de setembro de 2025
cama de criança com um ursinho bege.

A importância do acolhimento após pesadelos

18 de setembro de 2025
Um relógio e letras de madeira pendurados em uma corda.

Posso engravidar e não perceber? Conheça a gravidez silenciosa

18 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.