• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Crianças estão mais vulneráveis a internet e o crime contra elas aumenta, segundo especialistas

Por Redação Pais&Filhos
08/02/2023
Em Família

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

LeiaMais

Viagem pra Disney: Dicas para curtir os parques com bebês e crianças

Viagem pra Disney: Dicas para curtir os parques com bebês e crianças

10 de outubro de 2025
Presentes para o Dia das Crianças

Dia das Crianças está chegando: confira 17 opções de presentes para todos os gostos

1 de outubro de 2025
Transforme o aniversário das crianças em um evento de cinema com a Cinemark

Transforme o aniversário das crianças em um evento de cinema com a Cinemark

29 de setembro de 2025
Setembro Amarelo

Setembro Amarelo: como proteger a saúde mental das crianças e prevenir bullying

10 de setembro de 2025

No ano de 2022, o Brasil teve mais de 111 mil denúncias por armazenamento, produção e divulgação de imagens de abusos e exploração sexual infantil. Essas denúncias foram encaminhadas para a Organização não governamental Safernet e os dados foram divulgados na última terça-feira, 7 de fevereiro.

Já, em 2021, o número foi quase 10% menor, sendo 101.833 denúncias. Segundo o Correio Braziliense, a procuradora da República, Priscila Costa Schreiner, que faz parte de um grupo combatente a crimes cibernéticos, disse que fora o aumento das denúncias, houve o aumento de ferramentas usadas para os criminosos e isso faz com que as equipes que procuram esse tipo de crime, tenham que se atualizar sobre os casos.

A especialista ainda disse que com esse aumento das violações contra a criança e o adolescente, há a necessidade de informar aos menores sobre os perigos das redes sociais. “O mundo do crime se moderniza com muito mais velocidade dentro da internet”, disse a mulher.

As crianças conseguem cada vez mais, ter acesso a internet com maior facilidade (foto: Reprodução/ Pexels)

Outra especialista, uma pesquisadora da Universidade de Amsterdam, Jessica Taylor Piotrowski, falou que atualmente a internet está muito complexa e que há diversos recursos que menores de idade ainda não entendem, como a inteligência artificial. Assim como as restrições de idade, que não estão fazendo o mesmo ‘efeito’ que antigamente.

Manual Pais&Filhos de segurança na internet

Pense na internet como se fosse o parquinho ou a praça do seu bairro. A atitude dos pais tem que ser parecida nas duas situações: não deixar o filho brincando sozinho e dar uma vistoriada básica para ver se não há algum perigo à vista. Selecionamos, das entrevistas realizadas e dos manuais da AVG e da ESET (Empresa de Soluções para Segurança online), os cuidados que as aventuras de seu filho na internet demandam de você:

1- O computador deve ser mantido de preferência em algum cômodo da casa em que as atividades das crianças na internet possam ser facilmente acompanhadas. A sala é o melhor lugar para os pais se manterem atentos aos pequenos usuários.

2- Se a criança vai usar um computador de uso comum de todos, uma providência básica é criar uma conta de usuário para ela, mantendo-se como usuário administrativo. Assim, fica simples de controlar as atividades do seu filho na rede.

3- É uma boa ideia manter uma pasta de favoritos para as crianças com sites já aprovados por você. Combine que são esses que seu filho pode visitar por conta própria – sites educativos podem entrar nessa seleção.

4- Monitore o histórico de navegação – assim você pode saber direitinho os sites e páginas em que seu filho entrou. Isso é especialmente importante para pais de crianças mais velhas, que podem ter curiosidade de ver conteúdo sexual. E, se o histórico aparecer apagado, é uma boa razão para você desconfiar que algo está sendo escondido…

5- Se uma rede social ou site pede cadastramento prevendo um limite mínimo de idade para a inscrição, isso é para ser respeitado. É sua responsabilidade (até porque responde legalmente por elas) manter as crianças fora do Facebook, Myspace, Twitter e outras redes sociais até terem idade para isso.

6- Combine um limite de tempo diário de permanência de seu filho no computador. Pode ser duro tirar seu filho do game, mas lembre que ele precisa correr e brincar ao ar livre para crescer bem.

7- Habitue a habilitar as ferramentas de controle parental para evitar acesso a conteúdo impróprio. Os pacotes de seguranças costumam incluir essas ferramentas, e seu uso não é nenhum bicho de sete cabeças. “O da nossa empresa traz possibilidade de bloquear temas por categorias, como sexo, ou entretenimento, já que em filmes e séries as crianças podem ter acesso a conteúdos impróprios”, explica Camillo Di Jorge, diretor-geral da ESET Brasil, pai da Ana Clara. Para facilitar, o programa da ESET dá ao pai a opção de simplesmente assinalar o filtro automático por faixa etária.

Menino mexendo no celular
Ensine seus filhos a desconfiar de links, que têm possibilidade de conter vírus (Foto: Freepik)

8- Ensine as crianças que na internet vale aquela regra de não conversar com estranhos. Insista com seu filho que a pessoa do outro lado pode não ser quem diz. “Aceitar amizade apenas de quem já é amigo no mundo real é uma boa prática”, aconselha o diretor de marketing da AVG Brasil, Mariano Sumrell, pai de Pedro e Karina.

9- Fique atento a sinais de angústias ou de mudanças de comportamento que possam estar relacionados com a internet. E crie sempre espaço e oportunidade para ele contar a você algo que o estiver perturbando.

10- Preste atenção quando juntar uma garotada no computador do seu filho. É aquela coisa: em turma as crianças ficam tentadas a furar as regras colocadas pelos pais.

11- Os pais devem evitar postar fotos dos filhos e informações sobre eles na internet – dar o exemplo, sempre! Ensinar os filhos a não dar informações pessoais ou da família. “Eles não devem informar onde moram nem locais que frequentam”, diz Sumrell. Muitas crianças e adolescentes têm saídas criativas para isso: declaram nos seus perfis que estudam em Hogwarts, por exemplo.

12- Aplicativos (ou apps) de smartphones também merecem atenção, alertam os advogados Francisco Britto e Dennys Antonialli. “Fique atento aos termos de uso do aplicativo e procure desmarcar opções de compartilhamento automático de dados”, aconselham. Esses compartilhamentos, em geral, são usados para orientar publicidade. Por precaução, com crianças pequenas, prefira baixar os apps por ela.

13- Ensine seus filhos a desconfiar de links, que têm possibilidade de conter vírus. Aos poucos, eles aprenderão a ter precauções também. “Se o filho usa o computador da família, o cuidado com vírus é mais crítico”, acentua Di Jorge.

14- As crianças precisam ser ultrassuperalertadas para não baixar filmes e músicas, nem programas ou ferramentas de busca. Se até os adultos têm dificuldade de reconhecer a procedência segura de um arquivo ou os possíveis efeitos nocivos de aceitar um programa (que pode, por exemplo, roubar dados do computador), isso está acima das possibilidades das crianças.

15- Não superestime as crianças: elas intuitivamente se entendem com os meios eletrônicos, é verdade. Mas são crianças! “Lembre que o costume no uso da internet não é o mesmo que ter conhecimento profundo das implicações das tarefas realizadas”, diz o Guia para Pais de Proteção Infantil na Internet, da ESET.

16- Preste atenção na indicação de idade apropriada para cada jogo.

17- Para seu filho, use senhas simples e de seu conhecimento. Mas para você faça senhas seguras e… difíceis para uma criança. Essa é uma boa prática e deixa seus dados a salvo de um uso desastroso que seu filho possa fazer. O cuidado que você toma, com certeza, serve de exemplo para seu filho. Uma senha segura mistura caracteres (letras minúsculas e maiúsculas; letras intercaladas por números e caracteres especiais, como @, $, <, *, se for permitido; e não inclui palavras comuns, em português ou outra língua.

18- Ainda sobre senha, elas devem ser tratadas como a chave de casa: a família pode ter cópias, mas ela não deve ser dada a estranhos.

19- Em um dado momento, a escola começa a solicitar pesquisas ou indicar que as crianças entrem em sites educativos, você pode verificar se eles estão dando orientação sobre o uso seguro. Afinal, vai ficar mais fácil se esse trabalho de educação for feito em parceria, com apoio mútuo dos pais e da escola.

Diário de bordo: tudo o que rolou na nossa viagem com a MSC Seashore!

Tags: criançasCrianças e adultosCrimes cibernéticosCrimes onlineinternetInternet com supervisãoInternet para criançasInternet seguraPerigo da internet Redes SociaisPerigos da internetPerigos da internet para jovensredes sociaisSupervisão de adultosSupervisão dos responsáveis
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Bia Feres celebra mesversário da filha

Bia Feres comemora o primeiro mesversário da filha

Mulher dormindo durante a gravidez.
Gravidez

Quais são as melhores posições para dormir na gravidez?

Por Laura Krell
15 de outubro de 2025
0

Durante a gravidez, o seu corpo passa por tantas transformações que até o sono muda. No começo, o cansaço é...

Leia maisDetails
Personagens de Família Dinossauros olhando para um ovo.

7 séries perfeitas para a diversão em família!

15 de outubro de 2025
Uma mulher, um homem e duas crianças em um campo

Confira o passo a passo de como fazer foto de família no Gemini

15 de outubro de 2025
Pés de bebe sujo de areia

20 nomes de bebês inspirados no verão

15 de outubro de 2025
Dente e recursos visuais circulares em um fundo rosa, representando o bruxismo infantil.

Entenda quais são as possíveis causas de bruxismo no seu filho

15 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.