A partir de 2024, a Disney não terá mais os direitos exclusivos de um de seus mais antigos e queridos personagens, o Mickey Mouse.

A legislação de propriedade intelectual dos Estados Unidos prevê direitos exclusivos de personagens ou qualquer outro trabalho artístico por apenas 95 anos depois da criação. Após isso, eles entram em domínio público. Isso significa que a The Walt Disney Company perderá toda a exclusividade do personagem, e que outras empresas e artistas terão permissão para usar o camundongo.
Mickey Mouse fez a primeira aparição no curta-metragem “Steamboat Willie” (em português “O Vapor de Willie”, lançado em 1928, em preto e branco. Esse curta foi o primeiro desenho animado a conseguir sincronizar os movimentos de um personagem com a música e também efeitos sonoros. Além disso, apenas essa versão do Mickey entrará em domínio público, todas as outras versões ainda serão da Disney até completarem 95 anos.

Contudo, segundo o especialista Daniel Mayeda em entrevista ao The Guardian, caso o personagem seja usado de forma que possa ser relacionado de forma direta a Disney ou que até mesmo possa confundir o público, a Disney pode abrir um processo por violação da marca comercial registrada.