A comunicação é feita basicamente de dois momentos: escuta e expressão. Na maioria das vezes a temos pela metade gerando muitos conflitos em nossas famílias. Como se cada um falasse seu próprio idioma e não conseguisse aprender o idioma do outro. Na verdade, na Astrologia, em nosso Mapa Natal temos o representante dessa área e cada um de nós realmente terá uma forma única de pensar e comunicar, cada um realmente terá seu próprio “idioma”.
Mercúrio é o planeta que irá simbolizar a forma que vamos nos expressar, escrever, articular, nossas habilidades manuais e mentais. Ele é o arquétipo do Mensageiro, o Intérprete e o Tradutor de tudo aquilo que está dentro da nossa mente e coração. O signo em que se encontra no mapa de nascimento pode nos auxiliar a compreender qual a melhor forma de nos comunicarmos com os outros, de nos fazermos compreendidos e compreender.
Comunicação é a base de todas as relações saudáveis. A boa comunicação em família fortalece os laços, gera confiança e segurança. Mercúrio não se afasta mais do que 28 graus do Sol. Considerando que cada signo tem 30 graus, ele pode estar, então, no próprio signo solar da pessoa ou no signo anterior ou posterior. Se estiver no próprio signo, ela terá uma maneira de pensar e comunicar que é muito coerente com o seu jeito de ser. Se estiver em um signo posterior ou anterior, ela se comunica de um jeito diferente do que é interiormente. Dá uma olhada aqui na forma de se expressar de cada signo onde esse astro se encontra:
- ÁRIES – Rápida e direta
- TOURO – Calma e literal
- GÊMEOS – Argumentadora e Curiosa
- CÂNCER – Emotiva e imaginativa
- LEÃO – Firme e criativa
- VIRGEM – Meticulosa e detalhista
- LIBRA – Ponderada e conciliativa
- ESCORPIÃO – Incisiva e profunda
- SAGITÁRIO – Entusiástico e Abrangente
- CAPRICÓRNIO – Realista e objetivo
- AQUÁRIO – Questionador e inovadora
- PEIXES – Sutil e abstrata
Depois de observar como o outro se comunica e expressa você pode compreender seu idioma. Deixo hoje também uma dica de uma ferramenta poderosa para auxiliar nesse processo mercuriano: A Comunicação Não Violenta. A CNV é uma abordagem criada por Marshall Rosenberg para nos relacionarmos de uma maneira mais autêntica e empática. Nos mostrando vulneráveis com nossas necessidades, mas de uma forma responsável. “Por trás de todo comportamento existe uma necessidade.” – Marshall Rosenberg. Aqui ficam alguns passos para o uso dessa técnica:
- 1. Observação: primeiro observe as ações ou falas do outro que geraram algum tipo de conflito ou desentendimento
- 2. Sentimentos: depois de observar o que causou o conflito, perceba e identifique os sentimentos que estão sendo ativados nessa discussão. Como você se sente: raiva? Frustração? Medo? Preocupação? Alívio? Nesse momento é bem importante utilizarmos palavras que sejam, de fato, sentimentos e não julgamentos. Por exemplo, quando digo que estou me sentindo “ignorada” isso não é de fato um sentimento, pois a palavra descreve a ação de uma terceira pessoa “você está me ignorando”. A ideia aqui é que você se pergunte: “Se estou com a sensação de que estou sendo ignorada, o que eu de fato sinto?”.
- 3. Necessidades: após nomear esses sentimentos, agora é identificar as necessidades que são apontadas por eles. Se estamos nos sentindo frustrados, qual foi a necessidade que não foi atendida e que gerou essa frustração?
- 4. Pedido: depois de entender melhor o que precisa, agora é fazer ao outro um pedido claro para nossas necessidades. Lembre-se de checar a forma que o outro estará lidando com isso. Quer ver um exemplo? Se meu filho tem Mercúrio em Touro, a melhor forma de me expressar com ele é com calma, devagar, de forma prática e literal. A gente pode dizer que o idioma dele é taurino. E assim vamos aprendendo novas línguas, melhorando a compreensão e as relações familiares.