Crescer, amadurecer e envelhecer de uma forma saudável tem muita relação com nos tornarmos responsáveis por quem somos. O representante desse desafio na Astrologia Sistêmica é Saturno. Ele também irá simbolizar informações passadas de geração em geração, e as experiências de sobrevivência de nossos avós, bisavós e tataravós. Sinalizando limitações e castrações ou a capacidade de crescimento e maturidade ocorridas no nosso passado familiar.
A área onde Saturno toca no mapa exigirá responsabilidade e amadurecimento para vencer as dificuldades. O processo acionado por Saturno é o de nos tornarmos conscientes e comprometidos conosco, da consciência dos limites e fronteiras. A lição é fazer com que nos comprometemos, desenvolvendo a disciplina, paciência, persistência, determinação, para assim ter o sucesso garantido e assim sairmos de antigos padrões ou paradigmas.
O medo é saudável quando protege nossa sobrevivência. Nos mandatos familiares, pelas memórias vivenciadas, alguns medos paralisam, limitam e assim revivemos e repetimos o que trazemos em nosso DNA emocional, acreditando que aquele tema específico pode ameaçar nossa “sobrevivência”.
A consciência, maturidade, auto responsabilidade e o não julgamento são as chaves para a cura desses mandatos e limitações. Quando acolhemos os medos contribuímos para a sociedade e deixamos um legado. E transformamos esses paradigmas e ordens em sucesso e realização.
Que mandatos ou crenças você tem passado a seus filhos? Que mandatos ou crenças você traz? Dá uma olhada em que signo e casa você tem Saturno no seu mapa:
- SATURNO EM ÁRIES: tem o mandato de que não pode perder, precisa ser autossuficiente e liderar. Se manifesta no empenho em vencer ou liderar.
- SATURNO EM TOURO: tem o mandato de que vale aquilo que tem, precisa ter para sobreviver. Precisa aprender a se auto valorizar e ter estabilidade. Se manifesta no empenho por segurança material.
- SATURNO EM GÈMEOS: tem o mandato de que precisa medir as palavras e se expressar com seriedade, precisa ser inteligente. Se manifesta no empenho em se expressar.
- SATURNO EM CÂNCER: tem o mandato de que precisa ser um bom filho, ser o sustento da família emocional, busca aprovação do feminino. Se manifesta no empenho por segurança emocional.
- SATURNO EM LEÃO: tem o mandato de que precisa ser reconhecido, ser importante, busca aprovação do masculino. Se manifesta no empenho por reconhecimento.
- SATURNO EM VIRGEM: tem o mandato de que precisa ser perfeito, organizado, limpo, exigente. Se manifesta no empenho pela ordem.
- SATURNO EM LIBRA: tem o mandato de que se não estiver junto não irá sobreviver. Se manifesta no empenho pelo apoio dos outros.
- SATURNO EM ESCORPIÃO: tem o mandato de que precisa ter controle emocional. Se manifesta no empenho em transformar suas emoções mais profundas.
- SATURNO EM SAGITÁRIO: tem o mandato de ter que condicionar a fé ou estar sempre em busca de novos estudos. Se manifesta no empenho em ter a razão, a verdade ou o saber.
- SATURNO EM CAPRICÓRNIO: tem o mandato de que precisa ser respeitado e comandar. Se manifesta no empenho por autoridade ou realizações.
- SATURNO EM AQUÁRIO: tem o mandato de que precisa ser livre. Se manifesta no empenho em poder ser diferente.
- SATURNO EM PEIXES: tem o mandato que deve sofrer ou se sacrificar por amor. Se manifesta no empenho em ajudar ou se sacrificar pelos outros.
Esses mandados podem ser transformados através da consciência e planejamento. A Casa no mapa onde ele está irá trazer também qual tema da sua vida será ativado com essas crenças onde é exigido responsabilidade:
- CASA 1 – Veio assumir a responsabilidade de se mostrar como é ao mundo.
- CASA 2 – Veio assumir responsabilidade sobre sua capacidade de ter segurança e seus valores.
- CASA 3 – Veio ser responsável com a sua comunicação e expressão
- CASA 4 – Veio assumir responsabilidade sobre suas emoções e criar sua base familiar.
- CASA 5 – Veio assumir responsabilidade pela sua capacidade de criar e produzir.
- CASA 6 – Veio assumir responsabilidade pela sua rotina e saúde.
- CASA 7 – Veio assumir uma postura saudável em relacionamentos afetivos.
- CASA 8 – Veio assumir responsabilidade sobre suas crises, sexualidade e espiritualidade.
- CASA 9 – Veio assumir responsabilidade por aquilo que acredita.
- CASA 10 – Veio assumir responsabilidade em seu legado, carreira.
- CASA 11 – Veio assumir sua responsabilidade social.
- CASA 12 – Veio assumir seus medos e se estruturar na sua fé.