Publicado em 06/07/2021, às 11h08 - Atualizado em 02/08/2021, às 14h40 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Com a chegada do tempo frio, pode acontecer também uma maior incidência das doenças respiratórias, como a bronquiolite. Segundo a otorrinolaringologista, Dra. Maura Neves, filha de Manoel e Maria Lúcia, em 80% dos casos da doença costumam acontecer em crianças com até um ano de idade, sendo o pico de incidência entre três e seis meses.
Vale lembrar ainda que o termo bronquiolite, apesar de ser parecido com bronquite, são doenças diferentes! Na segunda, é uma inflamação das vias aéreas superiores, que ocorre com mais frequência nas crianças mais velhas. Confira abaixo as dúvidas mais comuns sobre o tema e em quais sintomas você precisa ficar de olho.
De acordo com o pediatra Dr. Paulo Telles, pai de Leonardo e Carolina, a bronquiolite é uma inflamação que acontece nos bronquíolos, tubos que levam o oxigênio até o pulmão. Geralmente, a doença é causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), mas também pode acontecer pelo vírus parainfluenza, adenovírus, micoplasma, rinovírus, influenza e enterovirus.
“Há também fatores de risco para o desenvolvimento da bronquiolite como: ausência de aleitamento materno, tabagismo dos cuidadores, prematuridade, permanência em creche e situação vacinal”, completa a Dra. Maura Neves.
Nos casos mais leves de bronquiolite, os sintomas costumam desaparecer em aproximadamente uma semana. Mas, quando existe uma piora, pode ser que a falta de ar e cansaço para respirar (taquipneia) aconteçam. Em situações como essa, é muito importante que a família procure um pronto-socorro para o atendimento.
“Quanto mais jovem, maior a chance de gravidade por conta do sistema imunológico e situação vacinal. Os casos variam de leve a severos necessitando as vezes de internação. Os pais devem observar o padrão respiratório da criança. Sintomas como cansaço, adinamia, cianose de extremidades, chiado e tosse servem de parâmetro para avaliação médica.”, explica a otorrinolaringologista. O pediatra completa ainda que a doença costuma ser mais grave nos primeiros seis meses de vida, mas os mesmos sintomas também podem aparecer até os dois ou três anos de idade.
Os casos de bronquiolite podem desaparecem em aproximadamente uma semana, durando em média até duas semanas. Caso existam complicações pelos sintomas, pode existir a possibilidade de internação para oxigenoterapia.
Segundo o Dr. Paulo Telles, não existe um tratamento específico para mudar a evolução do quadro de bronquiolite. “É uma doença auto limitada, o próprio corpo irá resolver”, explica. Mas, é possível realizar tratamentos sintomáticos, como a lavagem nasal e analgésicos para aliviar a febre caso aconteça. “É importante que a família fique de olho em pioras de saturação e necessidade de internação para oxigenoterapia”. A boa notícia é que a maioria dos casos de bronquiolite não necessitam de internação e as crianças costumam se recuperar bem.
O médico explica ainda que apesar da angústia e insegurança dos pais sobre o uso de medicações, é muito importante seguir as recomendações da Academia Americana de Pediatria:
A única maneira de prevenir que a bronquiolite apareça é manter o bebê longe do vírus. Sempre que possível, principalmente nos primeiros meses de vida, evite o contato próximo com crianças ou adultos que estejam no início de quadros de infecções respiratórias, momento em que a doença é mais contagiosa. No geral, é necessário ter mais cuidados respiratórios durante o inverno, evitar aglomerações, contato com outros doentes e cuidados higiênicos.
Sim, é possível. Segundo o Dr. José Carlos Fernandes, pediatra do Hospital da Criança e pai de Vinicius e Juliana, a condição pode acontecer porque a doença é viral e respiratória. Crianças que têm um quadro pulmonar grave podem apresentar a doença 3 ou 4 vezes por vírus diferentes.
Notícias
Luana Piovani manda indireta para Virginia sobre criação das filhas: "Cheio de gente otária"
Notícias
Tom Brady posta indireta após anúncio de gravidez de Gisele Bündchen: "O que é o amor?"
Notícias
Fonte revela como Gisele Bündchen contou sobre gravidez inesperada para Tom Brady
Notícias
Susana Werner posta foto com a filha e Júlio César e semelhança entre o pai e a filha chama atenção
Notícias
Gisele Bündchen mostrou barriga de grávida em passeio na praia com o namorado e os filhos
Família
Câmera flagra pedófilo encontrando menina de 12 anos momentos antes do abuso
Bebês
Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar
Notícias
Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"