Bebês

Bebê nascer com dente é normal? Saiba por que acontece, quando extrair e como cuidar

iStock

Publicado em 06/10/2022, às 06h10 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Os dentes natais são aqueles que já estão despontados na gengiva do bebê no momento do nascimento dele. Ainda que não seja comum, é provável que você já tenha se deparado com alguma história de uma criança que veio ao mundo já com dentes na boca – recentemente, veio à tona um caso em Belém do Pará, publicado nas redes sociais pela mãe da menina.

Para entender melhor como isso acontece e quais são os cuidados e preocupações que os pais precisam ter caso o bebê nasça com algum dente na boca, conversamos com Thelma Parada, odontopediatra, professora universitária de graduação e pós-graduação, palestrante, embaixadora da Pais&Filhos e mãe de Guilhermina.

(Foto: iStock)

O que são dentes natais?

Os dentes natais são os que já estão no rebordo alveolar quando o bebê nasce. O rebordo é constituído pelo osso de sustentação que forma a mandíbula, enquanto que o alvéolo é a cavidade que vai abrigar os dentes. Ou seja, o recém-nascido vem ao mundo com a cavidade do dente já preenchida com raízes e o próprio dente, que geralmente possuem tamanho, forma e cor alterados, podendo ser pequenos, amarelados, cônicos e com o esmalte alterado. Enquanto os dentes natais são os que já existem na boca do bebê quando ele nasce, os dentes neonatais surgem no primeiro mês de vida do bebê.

Qual a chance de um bebê nascer com dentes?

A odontopediatra explica que os dentes natais são encontrados em uma proporção de um caso para cada duas mil a três mil crianças nascidas. Eles são mais comum em bebês do sexo feminino e costumam aparecer com maior frequência na parte anterior e inferior da boca, ou seja, na arcada dentária de baixo e no lugar dos quatro dentes da frente.

Por que o bebê nasce com dentes?

Segundo a especialista, ainda não há um consenso entre os odontopediatras sobre o motivo que faz com que bebês nasçam com dentes, o que faz com que esse assunto ainda seja discutido entre diversos pesquisadores. O que se sabe é que, nesses casos, o germe do dente (grupo de células que dá origem ao dente no futuro) está localizado em uma posição mais superficial. Isso pode ser causado por questões genéticas, além de fatores endócrinos e ambientais, infecções maternas ou falta de uma ou mais vitaminas no organismo.

O dente natal já é o dente de leite da criança?

Depende. Thelma Parada explica que, em alguns casos, o dente natal pode ser um dente de leite que teve uma erupção precoce (se desenvolveu antes do que o previsto). No entanto, esse pode ser o que é chamado de dente supranumerário ou extranumerário, ou seja, é somente um dente a mais. Mas, para saber exatamente o que é, é necessário fazer uma consulta com o odontopediatra para realizar o diagnóstico correto.

Quando o bebê nasce com um dente, a primeira coisa que a equipe médica que acompanhou o parto da mãe deve fazer é encaminhar o recém-nascido para um odontopediatra para fazer o diagnóstico correto (Foto: iStock)

O que fazer quando o bebê nasce com dente?

Quando o bebê nasce com um dente, a primeira coisa que a equipe médica que acompanhou o parto da mãe deve fazer é encaminhar o recém-nascido para um odontopediatra para fazer o diagnóstico correto. Depois de examinar, será possível decidir se aquele dente natal será extraído ou poderá ser mantido. “Se o dente estiver com grande mobilidade ou se for dente extranumerário, a recomendação é a extração a fim de que não tenha o risco da aspiração”, explica Thelma Parada.

Caso o dente não esteja com mobilidade e ele seja identificado como um dente de leite, a especialista explica que a decisão tomada, na maior parte das vezes, é de manter. Ele costuma ser polido para não prejudicar a mãe durante a amamentação e deve ser higienizado diariamente para evitar problemas com cárie, por exemplo.

A amamentação pode seguir normalmente?

Thelma Parada explica que a amamentação deve seguir somente após a consulta com o odontopediatra. É após o diagnóstico que serão passados para a mãe os procedimentos e orientações para poder realizar o aleitamento materno. Segundo a especialista, o dente natal sem mobilidade pode ferir o mamilo e lesionar também a língua do bebê – o que, consequentemente, acarreta também em prejuízos para a saúde do recém-nascido, já que ele não recebe todos os nutrientes necessários para se desenvolver.

Quais cuidados os pais devem ter com o dente natal do bebê?

Após o diagnóstico de que aquele dente é de leite e não tem mobilidade, e que ele não será extraído, os pais devem realizar a higienização diária. No início, é possível usar uma fralda de tecido limpa ou um pedaço de gaze envolvida no dedo do adulto para fazer a escovação.

Assista o POD&Tudo com Bia e Branca Feres

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Bebê Família Saúde