Nesta quinta-feira, dia 09 de janeiro, 16 bebês foram resgatados pelo governo Turco em um avião presidencial, após um terremoto ocorrer no país. Todas as crianças têm menos de 1 ano, e foram encontradas em Karamamaras. Agora elas foram transferidas para a capital, Ancara e estão sendo observadas por instituições médicas.

A ministra da saúde turca, Derya Yanik, compartilhou no Twitter imagens dos bebês no avião e garantiu que eles estão saudáveis .”Depois de serem observadas, vão ficar ao cuidado das nossas instituições”, disse ela na publicação.

A primeira-dama Emine Erdogan também se pronunciou sobre as crianças sobreviventes do terremoto. “Vou seguir de perto os próximos passos dos nossos bebés. Desejo bem a todas as crianças afetadas pelo desastre e rápidas melhoras ao feridos”, contou.

O número de mortos pelo terremoto que atingiu cidades da Turquia e da Síria ultrapassou 12 mil nesta quinta-feira. Além disso, a OMS afirma que o número pode ser bem maior, já que milhares ainda não foram encontrados, e muitas vítimas ainda estão presas embaixo dos escombros.
Policial que ajuda na busca por sobreviventes encontra a própria filha nos escombros
Um policial que ajuda nas buscas por sobreviventes na localidade de Hatay conseguiu salvar a própria filha, de 6 anos, que estava mais de 24h sob os escombros. Zekeriya Yildiz abraçou e acalmou a menina assim que se encontraram.

Não se sabe quanto ao estado de saúde dos familiares. Segundo a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres turca o número de mortos no país é de cerca de 7.000 mortos confirmados.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA o primeiro tremor de magnitude 7,8 ocorreu às 4h17 no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília) a uma profundidade de 17,9 km, perto da cidade de Gaziantep. Muitos edifícios desabaram e equipes de resgate foram mobilizadas para procurar sobreviventes nos escombros.