Bebês

Camila Rodrigues desabafa sobre cólicas do filho; saiba como identificar e amenizar a dor do bebê

Reprodução/Instagram

Publicado em 30/11/2022, às 06h46 - Atualizado às 06h50 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Camila Rodrigues desabafou em seu Instagram sobre as cólicas que seu primeiro filho recém-nascido, Bernardo, vem sentindo!

Camila Rodrigues desabafa sobre cólicas do filho (Foto: Reprodução/Instagram)

Em seu perfil, a atriz compartilhou uma nova foto do bebê, e deu detalhes sobre como ele está lidando com o incômodo. Além disso, ela ainda confessou que está sentindo na alma a dor da criança, e revelou como está tentando ajudá-lo.

“E aqui está 5×0 pras cólicas… chegaram com marcação cerrada e estão ganhando de goleada, no início, só a noite, mas agora vem a qualquer hora, é de doer o coração. Eu, uma mamãe inexperiente, sinto na alma a dor do meu bebê, ele fecha as mãozinhas, estica e dobra as pernas, fica sem ar de tanto chorar e eu aqui tentando de tudo, vira de um lado, deita, faz massagem, levanta, faz compressa com bolsa de ervas, tira chocolate, leite, café…”, desabafou.

Cólica do bebê: como identificar e amenizar a dor?

Quando o som do choro começa a ecoar, os pais já sabem quem está chegando: a cólica. Uma sensação tão incômoda em uma pessoa tão pequena sempre vem acompanhada de um choro intenso, rosto vermelho e expressão de dor visível e que pode ser desesperadora para aqueles que estão vivendo isso pela primeira vez.

O choro estridente que o seu bebê faz toda vez que essas dores fazem uma visita não é à toa. A dor da cólica é, muitas vezes, a pior dor que o seu bebê já sentiu nos poucos meses de vida dele, e por isso o choro é tão alto, como se fosse um pedido de ajuda. Para te auxiliar e evitar desesperos, listamos algumas dicas para você compreender melhor o que o seu bebê está passando.

A cólica pode ser causada por vários motivos (Foto: Getty Images)

O que é a cólica do bebê?

A cólica infantil é inevitável, ela faz parte do desenvolvimento da flora intestinal do bebê e estará presente nas vidas de vocês por um certo tempo. Portanto, sem pânico. Ela é o indicativo de diversos fatores, então é importante que você observe o seu bebê e seus costumes para conseguir identificar a causa certa.

A razão mais comum da cólica é a ingestão de ar, enquanto o bebê está mamando. Isso é comum nos casos de bebês que estão com a pega incorreta na mama, então redobre a atenção nesse momento. Além disso, quando o seu filho consome algum alimento propenso a causar gases ou que ele é intolerante, é quase certeza que mais tarde a cólica fará uma visita. A mais clássica é quando o bebê não arrota após a hora de comer, causando gases. Também é necessário levar em consideração que o sistema digestivo do seu bebê está se desenvolvendo e, nesse período, as cólicas são esperadas.

Como identificar se meu bebê está com cólica?

Apesar do choro ser um indicativo clássico, ele não é exclusivo da cólica, não é mesmo? É importante entender como o seu bebê se comporta e a linguagem dele. Bebês com cólica apresentam comportamentos característicos, como encolher e esticar as pernas, mexer os braços, fechar as mãos e também estar com a barriga inchada.

Aliviar a cólica do bebê pode ser mais simples do que imagina e sem levar muito tempo (Foto: Shutterstock)

Como evitar a cólica do bebê?

Como foi dito antes, a cólica tem data e hora para ir embora. É claro que cada bebê é único e tem seu tempo, mas elas geralmente não passam dos primeiros seis meses de idade. Saber como evitar as cólicas do seu bebê pode ser uma grande ajuda durante esse período, garantindo mais conforto para seu bebê e tranquilidade para você.

A tática número um para evitar as cólicas é sempre fazer com que o bebê arrote depois de se alimentar. Como você já aprendeu, os gases acumulados podem causar as cólicas. Nessa linha, também é muito importante se certificar de que a pega do bebê na hora de mamar está correta. Fora isso, compressas e banhos mornos podem ser grandes aliados, além do contato pele a pele com o bebê, ou seja, dar colo!

Vale salientar que a cólica do bebê pode ser inevitável. O que é importante saber é que a cólica é uma condição natural do corpo e do desenvolvimento do bebê. É preciso ter paciência e estar sempre em contato com um médico pediatra para investigar as causas e possíveis tratamentos.

Como aliviar a cólica do bebê?

Compressas são um dos métodos mais efetivos para aliviar as cólicas do bebê, mas não são a regra. Mexer as pernas do bebê também é uma boa ideia, fazendo movimentos como se ele estivesse “pedalando” garante que a dor da cólica vá passando aos poucos, trazendo mais conforto.

Pensando no alívio rápido da cólica do seu filho, a Herbarium desenvolveu o Colicaliv, um medicamento que trará mais tranquilidade não só para o bebê, mas também para a família. Colicaliv é feito com componentes naturais, não contém álcool, açúcar, corantes ou lactose na composição, e tem um sabor neutro para não causar nenhum estresse a mais para o seu filho! Além disso, não mancha a roupa do bebê. Com 5 gotas, de 3 a 6 vezes ao dia (podendo ser administradas desde o nascimento), o bebê terá noites mais tranquilas, com o alívio da cólica.

Confira o que rolou no podcast com Izabella Camargo direto do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado


Palavras-chave
Bebê Família Gravidez Famosos redes sociais Camila Rodrigues cólicas do bebê