Bebês

Cintia Dicker comemora 2 meses da filha Aurora com Pedro Scooby

Reprodução/Instagram

Publicado em 26/02/2023, às 18h11 - Atualizado às 18h14 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Nesse domingo, dia 26 de fevereiro, a modelo Cintia Dicker postou um registro especial da filha, Aurora, usando vestido vermelho para celebrar o segundo mês de vida da menina, nos stories do seu Instagram. A bebê é fruto do relacionamento da mãe com Pedro Scooby. “Dois meses da bebezuka (sic)”, legendou ela.

Cintia Dicker comemora 2 meses da filha Aurora com Pedro Scooby (Foto: Reprodução/Instagram)

Aurora

Recentemente, a modelo Cintia Dicker revelou a condição que afetou sua filha, Aurora, fruto do relacionamento com Pedro Scooby. A bebê precisou passar quase três semanas internada após o nascimento, no final de dezembro, e foi submetida a três cirurgias até finalmente conseguir alta, no dia 10 de janeiro. Trata-se de uma malformação chamada gastrosquise, descoberta ainda na gestação, quando Cintia estava com 12 semanas de gravidez.

Considerada uma doença rara, atinge cerca de 1 criança a cada 10 mil nascimentos, sendo mais comum em mães jovens, menores de 20 anos, conforme explica Vitor Fitaroni Neves da Cunha, Cirurgião Pediátrico da Rede Meridional/Kora Saúde.

Doença rara da filha de Pedro Scooby e Cintia Dicker alerta para a importância do pré-natal no tratamento da gastrosquise (Foto: Reprodução/Instagram)

“A gastrosquise é uma malformação congênita localizada na parede abdominal do bebê ainda na barriga da mãe. O bebê apresenta um defeito à direita do cordão umbilical que pode expor o estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, ovário e outros órgãos abdominais”, afirma.

O cirurgião pediátrico conta que apesar de não causar nenhum risco à gestante, a condição merece atenção, já que pode provocar desidratação, infecções, necrose e perda de parte do intestino. “Se não tratada de forma adequada pode levar ao óbito”, alerta.

Prevenção é no pré-natal

A prevenção acaba sendo feita de forma simples, por meio do pré-natal. No exame de ultrassonografia morfológica já é possível fazer o diagnóstico e preparar o tratamento do bebê.

“Algumas vezes, principalmente em mães que não fazem o pré-natal, a família só descobre no nascimento. Por isso, é recomendado que as mães façam o pré-natal completo, o que permite uma programação do parto em locais especializados, para melhorar o prognóstico do recém-nascido”, diz Cunha.

A condição não tem uma causa definida, mas há alguns estudos que relacionam o tabagismo e uso de drogas ilícitas durante a gestação a uma maior chance de gastrosquise. Porém, o fator mais comum relacionado a doença é a baixa idade materna (menor que 20 anos).

Tratamento cirúrgico

O tratamento da malformação é sempre cirúrgico, feito assim que o bebê nasce, por isso a importância de ter o diagnóstico antes. “É necessária a redução do conteúdo exteriorizado para dentro da cavidade abdominal. Às vezes essa redução é realizada em etapas”, explica o cirurgião pediátrico.

No caso de Cintia e Scooby, assim que souberam do diagnóstico da filha, decidiram que o parto seria no Brasil, onde se sentiriam mais seguros e teriam uma equipe médica disponível para cuidar da mãe e bebê.

O tratamento da gastrosquise é cirúrgico e é feito assim que o bebê nasce por uma equipe médica multidisciplinar (Foto: Shutterstock)

Em alguns hospitais, o procedimento é realizado através do método Simile-Exit, como aconteceu com Adriana Takata e Bruno Freitas, pais de um bebê com gastrosquise. “Pouco antes do parto a mãe recebeu um sedativo venoso que chegou a circulação fetal, nós retiramos o feto e mantivemos sua oxigenação pelo cordão umbilical que foi mantido ligado à placenta e pulsando durante todo o procedimento”, explica o especialista em medicina fetal Gregório Lorenzo Acácio, um dos coordenadores da Linha de Cuidados da Medicina Fetal do Sabará Hospital Infantil.

Assim, foi possível manter o bebê com leve sedação, diminuir a resistência abdominal e facilitar a reposição das alças intestinais. O parto teve duração habitual e o procedimento de correção demorou 25 minutos, além de contar com uma equipe completa de profissionais: obstetra, cirurgiões pediátricos, neonatologistas, anestesistas, etc. 

“Essa técnica traz benefícios para o bebê como a aleitamento materno mais precoce, menor tempo de internação e redução do uso de dieta parenteral”, explica as cirurgiãs pediátricas do Sabará Hospital Infantil, Natália Pagan e Fernanda Leão, responsáveis pelo procedimento.

Depois da cirurgia, é preciso um acompanhamento médico do bebê, já que a inserção dos órgãos pode causar repercussões fisiológicas importantes, afetando o funcionamento do intestino. Sendo assim, não é raro que bebês com gastrosquise tenham que ficar internados por semanas ou até meses para que os órgãos possam voltar a funcionar perfeitamente. 

Duas dicas de brinquedos incríveis para estimular coordenação motora e criatividade do seu filho

Mais lidas

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

João Guilherme dá presente inusitado para filhas de Virginia Fonseca

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Família

Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão

Notícias

Duda Nagle conta por quanto tempo tentou 'salvar relação' com Sabrina Sato: "Foi pesado"

Notícias

Luciana Gimenez fala sobre venda de triplex após divórcio: "Tinha que pagar logo 100 milhões"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Mãe de 1ª filha de Dynho Alves reclama de ausência paterna: "Pensão não é amor"


Palavras-chave
Bebê Família Maternidade Mãe Famosos Aniversário filha Comemoração Pedro Scooby redes sociais Cintia Dicker Aurora Filha da Cintia Dicker